Itapiranga: Embaixador Romeno e embaixatriz participam da 39ª Oktoberfest

O prefeito de Itapiranga SC, Jorge Welter preparou uma recepção calorosa ao embaixador romeno Stefan Mera e à embaixatriz Lígia Mera. O casal está realizando roteiro de visitas oficiais aos cinco municípios da região que integram a Associação dos Romenos/Bessarabianos do extremo oeste. A recepção no gabinete municipal ocorreu na tarde desta terça-feira, 10. Esteve acompanhando o embaixador, o cônsul da Romênia em Santa Catarina, Edson Dreher e esposa.

O prefeito Jorge apresentou ao embaixador a equipe de secretários e vários diretores. O vice-prefeito Fernando Girardi acompanhou o encontro. Prestigiaram também a visita, descendentes da etnia residentes no município. O Prefeito, o embaixador, a embaixatriz e o cônsul, de maneira natural e animada versaram sobre diversos assuntos. Foi destacado que nos municípios de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste, Iporã do Oeste e Mondaí em torno de 6 mil descendentes romenos estão cadastrados na Associação. Desde 1989 a entidade realiza encontros de integração dos descendentes e familiares. A estimativa é de que a etnia atinja cerca de 15 mil descendentes na região.

O embaixador Stefan Mera foi categórico ao dizer que uma das finalidades das visitas é promover e estimular intercâmbio cultural e econômico entre a comunidade romena no Brasil e seu país de origem. “Muito mais que um grande negócio, para nós interessa que surjam 100 pequenos negócios, assim é mais fácil muitos prosperarem”, disse Mera. O prefeito Jorge Welter ventilou a ideia de se pensar num centro cultural romeno na região, assim como pediu ao embaixador que solicite ao presidente da Romênia para que numa próxima viagem oficial ao Brasil, inclua a região extremo oeste no roteiro. Ao final do encontro, foram trocados presentes e lembranças de Itapiranga e da Romênia entre o prefeito e o embaixador.

Hoje á noite Mera participa do jantar romeno na 39ª Oktoberfest, no segundo dia da festa típica alemã.

 

Jornalismo Chiru Comunicações

AssCom Alcerio Cardoso

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *