Itapiranga – Atos de vandalismo nas rede de água prejudica abastecimento no município

Em função da grande estrutura do sistema de abastecimento de água, desde a captação, adutora, estação de tratamento, reservatórios, redes de distribuição e ligações domiciliares, para todo o município, há uma grande demanda de manutenção devido a ocorrências diárias e que precisam ser sanadas.

Além dos casos que ocorrem naturalmente, tem se observado nos últimos meses e se intensificado nos últimos dias, uma série de atos de vandalismo que vem sendo praticados nos sistemas de abastecimento, principalmente na entrada e saída dos reservatórios.

Precisamos combater estas atitudes irresponsáveis, que acabam prejudicando a população e as comunidades com a falta de água. Além de trazer prejuízos aos cofres públicos, com desperdício de energia elétrica e água tratada além de mão de obra e materiais para concertar os danos causados por estes atos.

Alguns fatos como em Linha Dois Saltinhos, que ocorreu o rompimento da tubulação da entrada do reservatório, praticado possivelmente com uma ferramenta ou objeto cortante.

Linha Aparecida, caixa d’água de 20 000 litros totalmente destruída;

Linha Popi, avarias na tubulação de água, também praticado possivelmente com ferramenta ou objeto cortante.

Linha Laranjeira próximo a entrada de Linha Beleza, foi fechado o registro de saída do reservatório, deixando a comunidade de Linha Beleza sem água.

Essa semana próximo ao silo da Cooper A1, foi retirada a boia automática, deslocando a tubulação adutora de entrada  do reservatório, perdendo-se assim toda a água tratada que ali chegava, neste ato perdeu-se entorno de 180 000 litros de água tratada.

Diante dos fatos, foi realizado boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil, os quais serão objetos de investigação.

A prefeitura pede a colaboração da população, caso observem algum tipo de ato de vandalismo, ponto de vazamento ou falta de água, entrar em contato com o setor de água e esgoto do município, podendo ser de forma anônima.

Assessoria de Imprensa

Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *