Frederico Westphalen: Secretaria da Agricultura foca na atividade leiteira

Com o objetivo de apresentar para os agricultores o projeto de incentivo a bovinocultura de leite, a administração municipal de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria de Agricultura, esteve reunida com produtos no auditório da Câmara de Vereadores, na tarde de ontem, segunda-feira, 13.

A intenção das autoridades, como o secretário de Agricultura, Cleber Cerutti, o prefeito, José Alberto Panosso, extensionistas da Emater/RS e médicos-veterinários, foi debater com os bovinocultores de leite um projeto de lei, a ser enviado para a Câmara de Vereadores, que propõe o custeio, por parte da prefeitura, de 50% do valor para melhoramento genético. “Nosso objetivo é melhorar a atividade, aumentar a produção e impulsionar a produtividade. Para isso precisamos implantar projetos para mudar a nossa realidade”, comentou Panosso. Se aprovado o projeto, serão adquiridos sêmens da raça Jersey e Holandesa. Também está prevista a criação de um bando de sêmen, para que sempre haja material disponível para os produtores que tiverem interesse.

No início do mês, já foi aprovado um projeto na Câmara de Vereadores, visando a distribuição de sementes de culturas de verão, como aveia, para formação de pastagens perenes. Nesse caso, a prefeitura também arcará com 50% do valor. “Precisamos que alimento e genética andem juntos, precisamos ter os dois aliados e, por isso, essa proposta da prefeitura de custear metade do valor se sêmen para o melhorar a genético do plantel é promissora”, destacou o extensionista da Emater/RS e engenheiro agrônomo, Jeferson Figueiredo.

 

Jornalismo Chiru Comunicações

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *