FW: Cooperativismo será destaque em Seminário na URI

O Dia Internacional do Cooperativismo, que neste ano será festejado no dia 1º de julho, não passará despercebido em Frederico Westphalen. Por meio do Fórum Regional do Cooperativismo, cooperativas da região e do Escritório Regional da Emater/RS de Frederico Westphalen, um seminário com a presença de centenas de pessoas diversos municípios da região ocorrerá no Salão de Atos da URI/FW, a partir das 8h30min.

Na ocasião, uma pesquisa mostrará dados relacionados ao cooperativismo regional, especialmente na participação econômica deste segmento no desenvolvimento dos municípios. Esse trabalho está sendo feito pela equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, do Escritório Regional da Emater/RS. Por isso, o tema desta primeira edição do evento será “O cooperativismo como indutor do desenvolvimento regional”.

Uma das palestras terá como tema o valor agregado do cooperativismo no Estado e na região, com explanação da assessora de Formação Cooperativista do Sescoop-RS, Ubiracy Barbosa Ávila. Ela tem ampla experiência no desenvolvimento de projetos em educação cooperativista em diversos Estados e países, além de ter trabalhado com temas como juventude e sucessão familiar.

Já a equipe da Emater/RS falarão sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da região. Também será apresentado um case de sucesso de uma cooperativa regional. Após as palestras, os participantes poderão participar de almoço, por adesão, no salão da capela católica do bairro Aparecida.

Para o presidente do Fórum Regional do Cooperativismo, Loreno Cerutti, este é um momento para evidenciar o setor e mostrar a união das cooperativas. “Também será uma oportunidade de mostrar o que essas cooperativas significam para a região em número de colaboradores, de valores movimentados na economia”, pontua. Ele defende que também será um momento de integração entre lideranças cooperativistas, uma vez que também haverá presidentes, colaboradores e conselheiros.

 

Jornalismo Chiru Comunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *