Locatelli destaca ações da SDR para fortalecer a agricultura familiar

Claudemir José Locatelli assumiu o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e desde então foi possível desenvolver várias atividades para atender e beneficiar os municípios da Região Celeiro (Amuceleiro).

– Trabalhamos com quatro pontos fundamentais que já deram resultado imediato na agricultura familiar da região -, afirmou Locatelli.

Recentemente, a SDR liberou quatro caminhões-furgão para os municípios de Tenente Portela, Crissiumal, Chiapetta e Santo Augusto, para o Projeto de Modernização de Centros de Abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, para as associações que estavam credenciadas.

Outro programa importante da SDR destacado por Locatelli é para incentivar e apoiar o jovem a permanecer na propriedade rural, através de Bolsa Juventude Rural, que paga R$ 200 mensais, por dez meses consecutivos, para estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais ou de instituições sem fins lucrativos. Para participar, um dos requisitos é o aluno apresentar um projeto produtivo para a propriedade familiar. Ao todo, este ano são cerca de 500 jovens cujos pagamentos já foram autorizados pela SDR.

Outro programa destacado por Locatelli é o  Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, que está construindo 979 açudes em propriedade rurais familiares, sem custo ao produtor. A Região Celeiro teve cinco municípios contemplados – Crissiumal, Barra do Guarita, Derrubadas, Três Passos e São Martinho. O programa contempla oito produtores por município para construção de açudes com capacidade de armazenamento de cerca de 2 mil metros cúbicos por unidade.

Locatelli também salienta a importância do Programa de Sementes Forrageiras, através de associações e entidades credenciadas junto à SDR, com subsidio de 28% no pagamento, que beneficiará 70 entidades representativas da agricultura familiar.

Fonte: Assessoria de Comunicação SDR/RS

Edição: Jornalismo Grupo Chiru

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *