Região – Desenvolvimento da soja é considerado bom frente às condições meteorológicas

As lavouras de soja começam a avançar com mais intensidade na fase produtiva, que atinge 25%. Outros 5% já apresentam formação de vagens. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (11/01), até o momento o desenvolvimento das lavouras é considerado bom face às condições meteorológicas registradas, com chuvas abaixo da média para o período em praticamente todas as regiões do Estado, com exceção da parte Nordeste (Serra e Campos de Cima da Serra).

A não ocorrência de chuvas significativas nos últimos 15 dias começa a preocupar os sojicultores, tendo em vista que grande parte das lavouras começa a entrar justamente na fase crítica quanto à necessidade de água, com previsão de chuvas irregulares para o trimestre janeiro/fevereiro/março.

Já a cultura do milho está com 25% em desenvolvimento vegetativo, 15% em floração, 30% em enchimento de grãos, 20% em maturação e 10% já está colhida. As produtividades médias obtidas até o momento têm se situado dentro do esperado. As lavouras destinadas à produção de silagem também apresentam bons rendimentos e a colheita atinge 31% da área cultivada.

A atenção dos produtores está voltada para os 40% da área plantada que ainda se encontram em desenvolvimento vegetativo e floração. A persistência de um tempo mais seco poderá trazer consequências negativas à cultura. O receio é que nestas áreas os rendimentos não alcancem os níveis de anos interiores.

Emater-RS/Ascar

Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *