Secretaria de Saúde de Tenente Portela promove palestra sobre riscos do uso de agrotóxicos

A Secretaria de Saúde e Saneamento  de Tenente Portela, em parceria com a Emater/Ascar, realizou na quarta-feira, 11, uma palestra  sobre o uso de agrotóxicos e seus riscos para a saúde. O encontro foi ministrado pelo  agrônomo da Emater, Carlos Roberto Olczevsy, que abordou vários assuntos relacionados aos riscos da utilização dos agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para a do agricultor, além dos danos causados ao meio ambiente com a contaminação do solo e principalmente da água.

Segundo Roberto, alguns testes de  laboratório, compravam a presença de agrotóxicos na água que bebemos, o Glifosato  é um deles,  e não  existe um mecanismo que faça a separação  do agrotóxico da água, a unidade de tratamento,  apenas trata  de eliminar micro-organismos da água, como por exemplo, coliformes fecais.  Por isso  a preocupação e o alerta a população, para que façam o uso correto destes produtos tóxicos no cultivo de grãos e entre outros.

 De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Brasil, desde 2009 é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% do uso desses produtos em toda América Latina, e o Rio Grande do Sul, conforme pesquisa realizada, está  em primeiro lugar no uso destes produtos nocivos a saúde, principalmente  nos cultivos da soja, milho e  trigo,  gerando consequências, uma delas é o aumento de doenças como o câncer em produtores e consumidores.

Estes e outros problemas advindos do uso de agrotóxicos foram abordados na palestra, que contou com a presença do prefeito Clairton Carboni; da primeira-dama Geni Kasper Carboni; do vice-prefeito Valdir Machado Soares, da secretária da Saúde, Cristiane Feyth, profissionais da saúde, agricultores, autoridades, representantes de entidades locais  e demais pessoas da comunidade.

 

Assessoria de Imprensa

Douglas Biguelini/Jornalismo Grupo Chiru Comunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *