Soja: colheita chega a 52% da área no Rio Grande do Sul

A colheita da soja avançou em ritmo acelerado, promovido pelo clima quente e seco durante esta semana, chegando a 52% do total cultivado no Rio Grande do Sul e outros 35% já estão prontos para serem colhidos. Todas essas informações integram o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira, 12, pela Emater/RS.

Ainda segundo a Emater/RS, as lavouras colhidas mais recentemente apresentaram uma maturação mais uniforme do que as primeiras, proporcionando maior velocidade de colheita e grãos de melhor qualidade. Todavia, a rápida perda de umidade verificada recentemente tem causado, em alguns casos, pequenas perdas por debulha na plataforma de corte.

Neste cenário, as produtividades obtidas seguem apresentando grande amplitude, variando de 30 sacas a 80 sacas por hectare, em um mesmo município. Em termos gerais, entretanto, a média estadual ainda fica dentro das estimativas, que apontam para uma produtividade próxima dos três mil quilos por hectare. Quanto à comercialização, o mercado dá sinais de forte procura pelo grão, impulsionando o preço médio da saca de 60 quilos para R$ 76, um aumento de 5,15% na semana.

Jornalismo Grupo Chiru

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *