Taquaruçu do Sul implanta coleta seletiva de lixo

A Prefeitura de Taquaruçu do Sul inicia, em 23 de abril, a coleta seletiva de lixo. A iniciativa é coordenada pelo Setor de Meio Ambiente e busca a adequação à Lei Federal 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e impõe a responsabilidade compartilhada pela destinação dos resíduos.

Ao longo de anos estão sendo realizadas no município campanhas de conscientização para a importância da separação do lixo e estas ações foram intensificadas nos últimos meses, agora se torna obrigatório aos moradores a separação adequada do lixo seco e do lixo orgânico.

Segundo a coordenadora de Meio Ambiente de Taquaruçu do Sul, Débora Turchetto Zamban, o lixo orgânico só poderá ser colocado para coleta nos dias estipulados, sendo que o lixo que estiver em desacordo não será recolhido pela empresa responsável. “A obrigatoriedade de proceder à coleta seletiva do lixo veio com a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e deveria ter sido iniciada ainda em 2014. Entretanto somente agora está sendo implantada, porque antes se buscou a conscientização da população, inclusive com campanhas para realização da compostagem, desenvolvidas em parcerias com outras secretarias, como Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação. Mas mesmo havendo a coleta seletiva, deve a população continuar fazendo compostagem como vem fazendo ao longo dos anos”.

Débora lembra, ainda, que nem tudo o que é descartado nas residências deverá ser colocado para coleta, como, por exemplo, pilhas, baterias, lâmpadas, medicamentos e eletroeletrônicos. “Estes materiais devem ser guardados e entregues nos locais disponibilizados para o recebimento dos mesmos, uma vez que o descarte deles é realizado de forma diferente, devido ao risco de contaminação. Lâmpadas devem ser devolvidas nos locais de compra. Além disto, seguidamente são feitas campanhas para recolhimento de eletroeletrônicos, então devem os munícipes fazer o descarte durante estas ações”.

CONFIRA O CRONOGRAMA DE RECOLHIMENTO

Tipo de Resíduo Dia de recolhimento
Lixo seco/reciclável Terças-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras à tarde
Lixo orgânico Segundas-feiras à tarde e quintas-feiras pela manhã

Jornalismo Grupo Chiru

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *