Menu

22°

Palmitinho - RS
34° max
20° min

Fechar

22°

Palmitinho - RS
34° max
20° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Corsan alerta para possibilidade de falta de água em FW

    O rio Pardo, na Vila Faguense, tradicional sistema de captação de água de Frederico Westphalen, secou. Diante disso, a companhia de abastecimento de água, Corsan, acionou o Sistema Fortaleza, estrutura alternativa de captação de água, localizado no município de Seberi, distante 13 km.

    Segundo o gerente da Corsan local, Daniel Piovesan Uliana, a partir da água canaliza do sistema de captação do município vizinho está sendo possível abastecer os moradores de Frederico Westphalen e da cidade de Caiçara. “A Corsan está utilizando o sistema alternativo fortaleza desde 27 de setembro porque a vazão do Rio Pardo Já não era suficiente para atender a demanda dos municípios de Frederico Westphalen e Caiçara”, explicou.

    Uliana solicita que a população utilize de forma racional a água. “Não temos previsão de chuvas significativas para os próximos dias, nem os próximos meses, então a gente pede o uso racional e consciente da água porque a situação é bem preocupante. Já estamos utilizando o sistema alternativo 24 horas por dia e, sem chuva significativa, vamos ter que aumentar a vazão, o que não garante que teremos como manter o abastecimento completo”, salientou.

    O Sistema Fortaleza, alternativa para abastecimento em Frederico Westphalen, é uma estrutura de captação no município vizinho, Seberi, com 13 km de canalização, que leva a água até o distrito de Osvaldo Cruz, em Frederico Westphalen. Deste ponto, a água corre por mais 3 km pelo leito do rio Pardo, chegando ao sistema de captação e dali é recalcada até a Estação de Tratamento (ETA), no bairro Itapagé.

    Na avaliação de Daniel Uliana, são necessários mais de 100 milímetros de chuvas para garantir a recuperação do nível do rio Pardo.

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 00:00 - 07:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    00:00 - 07:00