Menu

21°

Palmitinho - RS
21° max
17° min

Fechar

21°

Palmitinho - RS
21° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Declaração de Rebanho deve ser feita entre junho e outubro

    Em 2022, produtores rurais deverão fazer a Declaração Anual de Rebanho entre os meses de junho e outubro, em vez do tradicional período de janeiro a maio. O motivo é o novo sistema informatizado que permitirá realizar o procedimento online.

    Em entrevista ao Manhã News, nesta quarta-feira, 5 de janeiro, a diretora do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria de Agricultura, Rosane Collares explicou como acontecerá esse período de transição para implantação do sistema.

    Rosane destacou que é obrigação do produtor manter o inventário do rebanho atualizado e que neste período de transição os produtores ainda terão que ir até a Inspetoria Veterinária para fazer a declaração. Quem tiver acesso à internet pode fazer em casa.

     A diretora do Departamento de Controle e Informações Sanitárias disse ainda que depois da certificação de área livre de aftosa sem vacinação, em maio de 2021, a qualidade do cadastro ganha ainda mais importância. “Manter o inventário atualizado tornou-se a principal ferramenta para estabelecer as diretrizes de todas as políticas de defesa sanitária animal do Estado”.

    Segundo a diretora do Departamento de Controle e Informações Sanitárias no Estado o rebanho de bovinos é 12,5 milhões. Rosane reforçou que a Declaração Anual de Rebanho deve conter todas as espécies animais da propriedade, inclusive peixes e abelhas.

    Já o chefe do Departamento de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Francisco Lopes explica que a nova plataforma ainda precisa de testes e adequações. Por isso foi definido o novo período para a declaração, excepcionalmente em 2022, que já poderá ser feito de forma híbrida”, explicou.

    Lopes disse ainda que a nova plataforma vai trazer novos campos obrigatórios para preenchimento, como informações de contato e cadastro, que “vão permitir um diferencial para embasar atividades de defesa agropecuária de forma detalhada e mais inteligente”.

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Canal Livre com Dionatan Menezes 13:00 - 15:00

    FM
    91,1

    Chega Junto

    Bruna Casali

    13:00 - 15:00

    FM
    104,3

    Informativo da Prefeitura de Palmitinho

    .

    13:15 - 13:45

    FM
    107,9

    Canal Livre

    Dionatan Menezes

    13:00 - 15:00