Menu

25°

Palmitinho - RS
25° max
18° min

Fechar

25°

Palmitinho - RS
25° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Emater auxilia produtores no encaminhamento do seguro agrícola

    Os extencionistas rurais do escritório municipal da Emater de Palmitinho, Alex de Mello Rubin e Luan Jacques da Costa estiveram na manhã desta segunda-feira, 30 de novembro, participando do programa manhã News na 104,3FM.

    Conforme Rubin, as chuvas registradas no final de semana, que ultrapassam os 100 milímetros  na região contribuem para a recuperação dos mananciais de água e do nível dos rios. Porém, as perdas que foram registradas, principalmente nas lavoras de milho são irreversíveis. Muitas lavouras terão que ser completamente destruídas, pois as plantas não servem nem mesmo para a confecção de silagem.

    O extencionista rural Luan Jacques da Costa frisa que as lavouras utilizadas para a silagem são de baixa qualidade, o que vai impactar diretamente na queda da produção de leite.  

     Com relação aos encaminhamentos do seguro agrícola, a orientação é que os agricultores reúnam as notas de compras de sementes e insumos, se dirijam até a agência bancária para fazer o pedido do Pró-Agro. Somente despois desse processo, a Emater é acionada para fazer a vistoria e reunir o restante da documentação.

    Segundo Costa, o seguro cobre apenas as despesas e o agricultor recebe uma pequena porcentagem do lucro que viria a ter, porém esses valores nunca se igualam ao ganho real que iriam obter, deixando o produtor descapitalizado, o que impacta na economia local. Até o momento foram encaminhados 82 pedidos de Pró-Agro em Palmitinho, mas o número deve ultrapassar os 150, segundo a Emater.

    Além do milho e da bacia leiteira, ainda foram registrados prejuízos nas culturas do fumo e feijão. Com relação à soja, Palmitinho apresenta 600 hectares direcionados a essa cultura, sendo que parte já foi plantada e o restante do plantio deve ocorrer durante a semana.    

    Douglas Biguelini - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Conexão Chiru com Gabriel Barbosa 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Empresas & Negócios

    Nelson Buzatto

    10:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Gabriel Barbosa

    10:00 - 12:00