Menu

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min

Fechar

19°

Palmitinho - RS
33° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • EUA anunciam retirada de tarifas de 40% de alguns produtos brasileiros

    Os Estados Unidos (EUA) anunciaram, na noite desta quinta-feira, 20 de novembro, a retirada das tarifas de 40% de alguns produtos brasileiros. Itens como café, carne e frutas estão com a tarifa zerada. A decisão é válida para produtos que entraram nos EUA a partir de 13 de novembro.

    Momentos após a Casa Branca comunicar a redução das tarifas de 40% sobre produtos brasileiros, entre eles café e carne, o presidente Lula, que participava da abertura do Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, comemorou: "E hoje eu tô feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações que ele tinha feito em alguns produtos brasileiros. E essas coisas vão acontecer na medida em que a gente consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Em política e em economia não tem mágica. Você tem que fazer aquilo que é possível fazer na hora que você tem que fazer, sem pegar ninguém de sobressalto", diz.

    O vice-presidente Geraldo Alckmin, que foi um dos negociadores e articuladores aqui no Brasil com setores afetados, também comemorou. "E depois da conversa do presidente Lula com o presidente Trump, abriu uma avenida de entendimento. E aí esses avanços significam emprego, desenvolvimento, mais comércio exterior", apontou.

    E o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que vai com Lula na viagem para o G20, salienta que esse tipo de sanção não interessa a ninguém. "O que interessa não é esse tipo de sanção, de mal-entendido. O que interessa é adensar as cadeias produtivas. É aproveitar os nossos minerais para produzir bateria aqui, produzir carro elétrico aqui, produzir energia limpa aqui. É as nossas cadeias produtivas estarem integradas, o nosso comércio estar integrado, a gente poder exportar mais, importar mais", completou.

    Tarifaço

    Em julho deste ano, os Estados Unidos impuseram uma taxa de 40% sobre diversos produtos brasileiros. Havia ainda uma tarifa adicional de 10% sobre itens da América Latina. Assim, os itens nacionais tinham uma alíquota final de 50% para exportações para o país norte-americano.

    Na semana passada, foram retiradas tarifas de 10% de diversos produtos, como açaí e café, e até zeradas as de outros, como o suco de laranja. Desde a última redução, 26% dos produtos brasileiros exportados para os EUA já tinham tarifa zero.

    Negociações

    Essa redução ocorre após intensas negociações diplomáticas que ocorrem de julho até agora e incluiu, inclusive, um encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump. O governo dos Estados Unidos afirma que houve “progresso inicial nas negociações com o governo do Brasil” e que, por isso, decidiu aliviar parte das tarifas.

    *Informações Agência Brasil 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Boteco da Chiru com Gislaine Moraes 19:00 - 21:00

    FM
    91,1

    Clube da 91

    Amanda Busnello

    19:00 - 21:00

    FM
    104,3

    Programa do Julinho

    Julinho Balestrin

    19:00 - 21:00

    FM
    107,9

    Boteco da Chiru

    Gislaine Moraes

    19:00 - 21:00