Menu

17°

Palmitinho - RS
26° max
16° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
26° max
16° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Marly Vendruscolo: é preciso ter consciência que a pandemia não acabou

    A coordenadora Regional de Saúde, Marly Vendruscolo, disse que é “preciso que cada um tenha consciência que a pandemia não acabou”. A afirmação foi feita em entrevista à 104,3 FM nesta quinta-feira, 21 de outubro.

    Marly afirmou ainda que houve um aumento no número de casos confirmados de Covid-19 e também de internações na área de atuação da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), já que algumas semanas atrás não havia registro de internação.  “As pessoas acometidas foram as mais jovens, ou seja, as que ainda não haviam feito a segunda dose, por isso, também, é importante completar o esquema vacinal, pois uma dose só não é suficiente para garantir a imunização”, ressaltou.

    Para a coordenadora Regional de Saúde, por isso, é imprescindível avançar na vacinação dos jovens e adolescentes com a maior rapidez possível e que as pessoas com idade mais avançada façam a dose de reforço.

    Em contrapartida, segundo a coordenadora de Saúde, a vacinação segue avançado. Informações repassadas por Marly dão conta que a 2ª CRS ocupa a primeira posição do Estado no índice de aplicação da D2 (segunda dose) e em segundo lugar na D1 (primeira dose). A coordenadora Regional de Saúde destacou que isso é resultado do trabalho das equipes de imunização.

    NOROVÍRUS

    Marly falou também sobre o surto de Norovírus que atinge municípios do RS. A coordenadora Regional de Saúde explicou que alguns municípios da área da 2ª CRS registraram surtos da doença gastrointestinal. Amostras já foram coletadas e encaminhadas ao Lacen para análise. Marly disse que depois dessa análise será possível ter uma noção mais realista da situação na região.

    A coordenadora Regional de Saúde afirmou que Estado emitiu um alerta, mas é importante que a população saiba que os protocolos de prevenção de higiene e limpeza são imprescindíveis para combater a ocorrência da doença.

    Segundo a Secretaria de Saúde do RS, a doença está possivelmente associada à ingestão de água, por isso, Marly ressalta que é importante ferver a água antes de ingerir e não só filtrar.

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 06:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:30

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 06:00