Publicado em 16/09/2025 às 14:34
Mutirão de cirurgias de hérnia atende oito pacientes SUS no Hospital de Rodeio Bonito
A Associação Hospitalar São José (AHSJ), de Rodeio Bonito, realizou no fim de semana, sexta-feira, 12, e sábado, 13, um mutirão de cirurgias para correção de hérnias, utilizando a técnica videolaparoscópica, menos invasiva, mais segura e com recuperação acelerada.
A iniciativa é totalmente gratuita, com procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - Ministério da Saúde, com apoio do Governo do Estado, para atendimento a pacientes que aguardavam pelos procedimentos conforme a fila de espera – ao todo foram realizadas oito cirurgias, sendo sete pré-agendadas e uma de urgência.
O mutirão foi liderado pela médica cirurgiã-geral e diretora técnica da do Hospital São José, Daniela Censi dos Santos Bariviera, referência na área, que reforça a importância do procedimento. "Garantir o acesso da população a cirurgias minimamente invasivas é oferecer mais segurança, menos dor e uma recuperação mais rápida. Esses procedimentos que realizamos são mais uma vantagem aos pacientes do Hospital São José, qualificando a nossa casa de saúde, cada vez mais, como referência regional, com novas técnicas e novos equipamentos", frisa.
Para as cirurgias, a médica contou com a tutoria do colega, Miguel Prestes Nácul, referência nacional em videolaparoscopia e cirurgia robótica e atua hoje no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. "O hospital oferece uma estrutura completa e humanizada para os pacientes. É gratificante ver um equipamento de ponta aliado a profissionais qualificados, garantindo um atendimento regional de excelência", diz.
A iniciativa também representa mais um passo da associação hospitalar no fortalecimento da saúde regional, contribuindo para a capacitação de profissionais e para a disseminação de técnicas avançadas de cirurgia minimamente invasiva.
O mutirão realizado pela médica Daniela e mentoria de Nácul o compromisso do Hospital São José em promover o acesso a procedimentos de alta complexidade via SUS e consolida Rodeio Bonito como polo de tecnologia e cuidado humanizado em saúde.
*Com informações Ascom/AHSJ