Atualizado em 07/10/2025 às 11:41
Proposta da AMZOP na Consulta Popular visa levar asfalto para comunidades do interior
A proposta defendida pela Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), que prevê a formação de um consórcio entre os municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) para a aquisição de um caminhão multidistribuidor de agregados, é uma das propostas disponíveis para votação na Consulta Popular 2025 orçamento 2026 e está na cédula de votação como a proposta de número seis.
O presidente da AMZOP e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, destacou a importância do projeto para os municípios. Segundo ele, o equipamento permitirá melhorias de infraestrutura com asfalto nas estradas rurais, ampliando a qualidade da trafegabilidade, fortalecendo a logística da produção agrícola e garantindo mais eficiência no escoamento.
A proposta vem sendo construída ao longo dos últimos meses. A entidade realizou, inclusive, visita técnica ao CONDER, em Santa Catarina, buscando referências em modelos de gestão e investimentos em infraestrutura. A partir disso, foi criada uma comissão de acompanhamento dentro da AMZOP para articular políticas regionais voltadas à melhoria da malha viária rural com o uso de asfalto.
Leia mais:
Além disso, foi instituída também uma comissão para estreitar parcerias com o CIGRES, consórcio sediado em Seberi, que poderá apoiar a execução de ações conjuntas na área de infraestrutura, reforçando a cooperação regional.
Balestrin ressaltou que o engajamento da comunidade é fundamental. “Contamos com o apoio da população para votar e garantir que esse investimento se torne realidade”, afirmou.
A votação da Consulta Popular iniciou nesta segunda-feira, 6 e segue até a sexta-feira, 10 de outubro e pode ser realizada pelo site oficial ou via WhatsApp, permitindo que a população da região participe diretamente das decisões que influenciam o desenvolvimento local.