Menu

14°

Palmitinho - RS
26° max
13° min

Fechar

14°

Palmitinho - RS
26° max
13° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Proposta quer barrar concessão indevida de créditos consignados

    O deputado federal, Heitor Schuch (PSB-RS) é autor do Projeto de Lei 1892/21, que prevê a contratação de crédito consignado por beneficiários do INSS apenas no banco onde essa pessoa recebe o benefício e com um meio físico que comprove que o beneficiário contratou o crédito. O objetivo da proposta é evitar que aposentados sejam vítimas de assédio por parte das empresas de crédito.

    Schuch concedeu entrevista à 104,3 FM nesta quinta-feira, 9 de setembro, e destacou alguns pontos da proposta. O deputado federal afirmou que muitos aposentados e pensionistas rurais, mas também da zona urbana estão “sendo enganados, sendo lesados”.

    Schuch explicou que os beneficiários são contemplados com depósito em conta bancária de forma indevida, sem querer, sem precisar e sem solicitar. O deputado federal disse ainda que essas questões fazem parte de um cenário que está acontecendo em todos os municípios.

    O objetivo do PL, segundo Schuch, é fazer com que não seja mais permitido “uma simples ligação telefônica, que não seja mais permitido o depósito de forma aleatória na conta do cidadão sem autorização”. “O projeto quer frear essa questão. O objetivo é que as pessoas saibam quanto é, como vai funcionar, quanto vai devolver e autorizem o empréstimo. Sem isso não teria mais como fazer crédito consignado”, acrescentou.

    Shuch também disse que o sistema do INSS é falho ou então tem informantes de dentro do INSS que repassam os dados dos aposentados e pensionistas para esses bancos. O deputado federal ainda destacou que existe uma suspeita de que os dados dos beneficiários estão sendo vendidos pela Internet, mas que todas essas suspeitas estão sendo investigadas pela Polícia Federal.

    A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados já realizou audiência para discutir formas de combater o assédio a aposentados e pensionistas para a aquisição desse tipo de crédito.

    Confira a entrevista completa

    Priscila Nhoatto - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 00:00 - 06:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:30

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    00:00 - 06:00