Publicado em 08/01/2026 às 10:24
Residências só poderão se conectar à rede de esgoto após receberem aviso da Corsan
Com a implantação de redes de esgotamento sanitário em andamento, as residências só poderão se conectar ao sistema após receberem autorização formal da Corsan. A orientação vale para os trechos onde as obras já estão ocorrendo como é o caso de Frederico Westphalen, Iraí e Erval Seco, na região de abrangência do Grupo Chiru.
Atualmente, os trabalhos de implantação das redes avançam em trechos da Avenida João Muniz Reis e nas ruas Caí, Maurício Cardoso, Tiradentes, Rio de Janeiro, Santo Ângelo, João Copatti e Pedro Paloski em Frederico Westphalen. A expectativa da Corsan é de que as primeiras conexões residenciais ocorram somente a partir de 2027, após a conclusão das etapas técnicas necessárias.
Em Iraí há obras nas ruas Bento Gonçalves, Saturniano, Venaino Tavares e Heitor Silveira.
Erval Seco conta com cerca de 6,5 quilômetros de redes de esgoto implantadas e uma estação de tratamento em fase final de conclusão e fase de testes. Neste início de ano será dado continuidade a construção da rede, com aproximadamente mais 4,5 quilômetros de tubulação a serem instalados .
No momento, duas empresas atuam na instalação dos tubos, ramais e caixas de ligação, que ficam localizadas nas calçadas em Frederico Westphalen, ma outra no município de Iraí e outras duas, ainda, em Erval Seco, já trabalhando com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a continuidade da rede.
A Corsan explica que é por meio dessas caixas que, futuramente, os moradores farão a conexão do esgoto doméstico à rede pública. No entanto, nenhuma residência deve se conectar antes de receber um comunicado impresso da Corsan, sob risco de penalizações.
Segundo o gerente institucional da Corsan/Aegea, Aldomir Santi, as obras ainda estão em fase inicial. “Neste momento, nenhuma ligação deve ser feita. A conexão só será autorizada quando o sistema estiver apto para operar e o morador for oficialmente comunicado”, reforça.
Santi explica que, quando chegar o momento adequado, a Corsan irá contatar os usuários diretamente, por meio de aviso formal, entregue pelos Correios, detalhando quando e como a ligação deverá ser realizada, garantindo segurança, funcionamento correto do sistema e tratamento adequado dos efluentes.
Nos próximos dias, uma terceira empresa deverá ser anunciada para reforçar as frentes de trabalho na implantação das redes. Já a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está prevista para ser construída ainda este ano, nas proximidades do Arroio Chiquinha, estrutura essencial para o funcionamento pleno do sistema.
Situação na região
Atualmente, Trindade do Sul é o único município da região com o sistema em operação, com cerca de 70% da cidade já conectada à rede de esgoto. Nos demais as obras estão em andamento, deverão seguir as orientações, com liberações graduais e somente após autorização da Corsan.
A Companhia reforça que respeitar os prazos e orientações é fundamental para garantir a eficiência do sistema, evitar danos à infraestrutura e assegurar os benefícios ambientais e de saúde pública que o esgotamento sanitário proporciona.