Atualizado em 26/02/2025 às 08:55
Uceff vai fechar a unidade de Frederico Westphalen e a URI assumir os estudantes
A URI e a Uceff anunciaram, em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 25 de fevereiro, um acordo de cooperação pelo qual a URI assumirá os estudantes da unidade da Uceff de Frederico Westphalen, já que esta encerrará suas atividades no município.
O reitor da universidade catarinense, Leandro Sorgatto, explicou a decisão: “Consideramos a política pública aplicada no estado de Santa Catarina, onde temos quatro unidades, sendo a única fora do estado a de Frederico Westphalen. Hoje, com uma nova dinâmica na oferta de bolsas de estudo, entendemos que o foco principal da instituição deve estar voltado para Santa Catarina. Ao analisarmos a possibilidade de parceria com a URI, percebemos que a formalização deste termo de cooperação fazia mais sentido do que disputar mercado em Frederico Westphalen.”
A unidade da Uceff ofertava cinco cursos em Frederico Westphalen: Direito, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina e Ciências Contábeis, sendo os dois últimos na modalidade semipresencial. De acordo com os termos do acordo, todos os estudantes que ingressariam na Uceff neste ano poderão continuar seus estudos na URI, enquanto a Uceff dará continuidade apenas aos cursos de Biomedicina e Ciências Contábeis já em andamento.
A diretora-geral da URI – Campus Frederico Westphalen, Elisabete Cerutti, reforçou o compromisso da universidade em bem receber esses estudantes e oferecer ensino de qualidade: “Quando o professor Leandro e sua equipe nos trouxeram essa reformulação mercadológica, reafirmamos nossos princípios. Receber os alunos até então matriculados na Uceff faz todo o sentido e reforça a missão da URI, que há 55 anos iniciou o ensino superior na região. Estamos vivendo um momento histórico e abraçamos esses estudantes, transmitindo tranquilidade para eles e suas famílias.”
No que se refere aos compromissos financeiros, o diretor administrativo da URI, Alzenir José de Vargas, garantiu que as condições acordadas entre os estudantes e a Uceff serão mantidas na URI.
Conforme o acordo assinado entre as instituições de ensino, a Uceff não poderá retomar atividades presenciais em Frederico Westphalen pelos próximos 10 anos. No entanto, a universidade seguirá trabalhando para a abertura do curso de Medicina em Tenente Portela.
– A Uceff focará suas atividades em Santa Catarina e, por um período de 10 anos, não promoveremos nenhuma atividade educacional em Frederico Westphalen. Continuaremos, no entanto, com o projeto de Medicina em Tenente Portela. Em Frederico Westphalen, temos a parceria da URI e respeitaremos esse território –, afirmou o reitor da Uceff.
Nos próximos meses, após o encaminhamento de todos os acadêmicos matriculados, a Uceff solicitará ao Ministério da Educação o descredenciamento da unidade de Frederico Westphalen.