Geral
Publicado em 21/11/2025 às 15:46
11ª Feimate de Novo Barreiro abre com a presença de autoridades regionais e anuncios do governo do Estado
Lideranças regionais reforçam integração e anunciam avanços para a infraestrutura durante programação da feira que segue até domingo
11ª edição da Feimate, Feira da Indústria, Comércio, Agronegócio, Artesanato e Tecnologia de Novo Barreiro abriu ofciailmente na quinta-feira, 20 de novembro e em suas primeiras horas foi palco de uma reunião especial da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP). O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e lideranças regionais, fortalecendo o diálogo entre os 28 municípios que integram a entidade.
A prefeita de Novo Barreiro e vice-presidente da AMZOP, Márcia Rodrigues, recebeu as autoridades e destacou o papel da Feimate como espaço de integração econômica e social, valorizando a produção local e impulsionando setores estratégicos da região.
Leia mais:
Feimate celebra a história de resistência da erva-mate em Novo Barreiro
Novo Barreiro divulga programação da 11ª Feimate, com destaque para show nacional, bailão e culto
Já durante a abertura oficial, com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, este aproveitou para reforçar o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional e anunciou uma série de investimentos voltados ao fortalecimento de Novo Barreiro. Entre eles estão a entrega de uma nova viatura à Brigada Militar, a vistoria de obras de infraestrutura e a assinatura do protocolo de intenções entre o Badesul e o município, garantindo R$ 3 milhões para renovação de maquinário e ampliação da iluminação pública por meio do programa Avançar Mais Cidades – Cadip. Além disso, confirmou a liberação de R$ 1 milhão adicionais, via Badesul, para impulsionar o Distrito Industrial, onde se concentra a cadeia produtiva da erva-mate — que reúne 16 indústrias e mais de 20 marcas locais.
Em seu pronunciamento, Gabriel destacou o impacto direto dos investimentos na vida da população e ressaltou o bom momento econômico vivido pelo Estado. As ações anunciadas, disse ele, fortalecem a infraestrutura regional e criam condições para geração de emprego, renda e expansão das atividades produtivas.
Ao longo da manhã, prefeitos da AMZOP também debateram temas estratégicos, como a proposta de criação de um setor de produção de asfalto vinculado ao CIGRES, que será votado na próxima assembleia do consórcio. A iniciativa busca reduzir custos e agilizar obras viárias nos municípios da região.
Com programação ampla, marcada por exposições, negócios, shows e debates, a 11ª Feimate reafirma Novo Barreiro como referência na promoção do desenvolvimento regional e na valorização das cadeias produtivas do agronegócio, da indústria e do comércio.
*Com informações Ascom/Amzop e Govermo RS