Menu

12°

Palmitinho - RS
13° max
10° min

Fechar

12°

Palmitinho - RS
13° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • 19 municípios da região recebem novos equipamentos para detectar alterações nas redes de água

    A previsão é de que o sistema comece a operar simultaneamente em maio

    A Corsan iniciou a instalação de equipamentos de medição da pressão nas redes de água em 19 municípios da região, dentre eles Três Passos, Campo Novo e Tenente Portela.

    Os aparelhos irão detectar instantaneamente comportamentos atípicos na pressão da rede de distribuição, o que pode indicar vazamentos ou falha em dispositivos redutores de pressão. Assim, é possível acionar as equipes operacionais mesmo antes do usuário perceber ou comunicar o problema.

    Os loggers são pequenos dispositivos eletrônicos instalados diretamente no quadro de medição em locais estratégicos da cidade. Esses aparelhos detectam a pressão instantânea da rede de distribuição e transmitem os dados em tempo real para uma central, por meio de sistema de telemetria.

    Esse histórico nos dados de pressão também poderá auxiliar nos estudos de modelagem hidráulica e melhorias na operação do sistema de abastecimento de água. A instalação dos equipamentos está sendo executada pela empresa Galáxia, que além dos loggers de pressão, também está instalando as antenas para recepção dos sinais de telemetria e retransmissão para a central.

    O investimento total é de cerca de R$ 200 mil. A previsão é de que o sistema comece a operar simultaneamente em maio.

    Municípios que serão contemplados

    Os municípios que receberão os loggers são: Três Passos,Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Cruz Alta, Panambi, São Luiz Gonzaga, Campo Novo, Cerro Largo, Giruá, Horizontina, Ibirubá, Não-Me-Toque, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Santo Augusto, Tapera, Três de Maio e Tenente Portela.

    *Com informações Ascom/Três Passos

    Amanda Busnello - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Fala Cresol

    .

    07:00 - 07:30

    FM
    104,3

    A Hora do Campo

    Giovane Sabino

    06:00 - 07:30

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00