Geral
Publicado em 04/12/2025 às 16:07
20ª CRE realiza banca de heteroidentificação para cursos técnicos da educação profissional
Ação integra as políticas de Ações Afirmativas do Estado e garante lisura na ocupação de vagas reservadas para candidatos negros.
Como parte das políticas de Ações Afirmativas do governo do Rio Grande do Sul, a 20ª Coordenadoria Regional de Educação realizou, na segunda-feira, 1º de dezembro, a segunda Banca de Heteroidentificação dos Cursos Técnicos da Superintendência da Educação Profissional (Suepro). A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Suepro, tem como objetivo garantir a efetivação das políticas de inclusão e equidade na ocupação de vagas reservadas para candidatos autodeclarados negros, pretos e pardos nos cursos técnicos da rede estadual.
A comissão responsável pela heteroidentificação na região da 20ª CRE foi formada pela assessora Ana Rita Martins Molina, além das assessoras Maristela do Amaral Vignochi e Maria Cristina Silva de Souza, ambas da 7ª CRE de Passo Fundo. A participação de representantes de diferentes coordenadorias reforça o compromisso com a lisura e a pluralidade do processo.
Escolas técnicas da 20ª CRE também integraram a ação, recebendo candidatos que passaram pela banca, o que evidencia o alinhamento da região com as políticas públicas de inclusão e com a garantia de direitos previstos na legislação.
As Comissões de Heteroidentificação da Educação Profissional e Técnica (EPT) são compostas por três membros, sendo um deles o presidente, e têm a função de analisar características fenotípicas dos candidatos para verificar a coerência entre a autodeclaração racial e a percepção social atribuída ao indivíduo. A formação das bancas considera diversidade de gênero, raça, idade e trajetória, assegurando uma análise justa, responsável e representativa.
*Informações Ascom/20ªCRE