Geral
Atualizado em 18/09/2025 às 10:44
20ª CRE visita escolas da região para apresentar proposta de expansão do Ensino em Tempo Integral
Escolas de Cristal do Sul, Cerro Grande e Novo Tiradentes estão entre as selecionadas para adesão à modalidade
A equipe da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Palmeira das Missões, realizou nesta terça-feira, 16 de setembro, visitas a escolas nos municípios de Cristal do Sul, Cerro Grande e Novo Tiradentes, classificadas na primeira etapa do processo de adesão à modalidade de Ensino em Tempo Integral, prevista para iniciar em 2026.
A comitiva foi formada pela coordenadora regional adjunta, Nirlene Silveira; pela chefe do setor de Divisão Administrativa, Marisa Bertol; e pelas assessoras Angela Kern e Nara Ivania Tasso. Durante os encontros, os representantes apresentaram a proposta de expansão do programa, que prevê a implantação de uma matriz técnica de tempo integral. Nesse modelo, além da formação ampliada, os estudantes receberão certificado de curso técnico ao final do Ensino Médio.
As instituições visitadas foram:
Escola Estadual Joaquim José da Silva Xavier, em Novo Tiradentes;
Colégio Estadual Dr. Dorvalino Luciano de Souza, em Cerro Grande;
Escola Estadual Mathias Balduíno Huppes, em Cristal do Sul.
As instituições têm até a próxima terça-feira, 23 de setembro, para enviar a ata de adesão da comunidade escolar. Após a análise das atas, a relação final das escolas que efetivamente implementarão o Ensino Médio em Tempo Integral em 2026 será divulgada no dia 25 de setembro.
A ampliação da modalidade é uma das metas do governo do Estado, que pretende, até 2026, alcançar 50% das escolas de Ensino Médio da rede pública em tempo integral e matricular 25% dos alunos nesse formato. Atualmente, das 78 escolas de 28 municípios que integram a 20ª CRE, 12 instituições já oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral.