Região
Publicado em 10/09/2025 às 11:34
28ª RT celebra o centenário da morte de Tenente Portela durante distribuição da Chama Crioula
Evento em Pinheirinho do Vale reuniu tradicionalistas, autoridades e comunidade marcando a abertura oficial dos festejos farroupilhas da região
Pinheirinho do Vale, foi palco de um dos momentos mais importantes do tradicionalismo, a Distribuição da Chama Crioula da 28ª Região Tradicionalista (28ª RT), no último sábado, 6 de setembro.
Neste ano, além de abrir oficialmente as comemorações dos Festejos Farroupilhas na região, o ato também celebrou o centenário da morte de Tenente Mário Portela Fagundes, patrono do município de Tenente Portela e figura de destaque na história do Rio Grande do Sul.
O evento aconteceu na Praça da Matriz e contou com a presença de cavaleiros, autoridades regionais, representantes tradicionalistas, estudantes e professores da rede municipal e estadual de ensino, além da comunidade local.
A Chama Crioula, acesa oficialmente em Caxias do Sul, representa o início das comemorações farroupilhas em todo o estado. Neste ano, coube a Pinheirinho do Vale a honra de sediar a distribuição da centelha para os municípios da região, em um ato carregado de emoção e patriotismo.
Durante a cerimônia, além da homenagem a Tenente Portela, foram realizados pronunciamentos, homenagens e apresentações artísticas da Invernada local. Em seguida, os cavaleiros partiram levando a chama até seus respectivos CTGs, onde ocorrerão as aberturas oficiais da Semana Farroupilha em cada cidade.
O prefeito Elton Tatto destacou a importância do evento estar acontecendo na cidade. "É uma honra para Pinheirinho do Vale ser guardiã da Chama Crioula e também poder celebrar a memória de Tenente Portela, que marcou nossa história. Este é um momento de preservar nossas tradições e transmitir esses valores para as próximas gerações", afirmou.
A 28ª RT reforçou que a edição deste ano tem um significado especial, unindo tradição, memória e identidade cultural gaúcha em torno da chama que simboliza a resistência, o orgulho e a história do povo do Rio Grande do Sul.