Segurança
Publicado em 11/08/2025 às 09:00
37° BPM realiza Operação Fecha Quartel – Escola Segura
Ações ocorrem concomitantemente em todo o Rio Grande do Sul
O 37° Batalhão de Polícia Militar iniciou na última semana ações de policiamento ostensivo no âmbito da Operação Fecha Quartel – Escola Segura.
A iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança nos estabelecimentos de ensino e em suas proximidades, assegurando maior tranquilidade a estudantes, profissionais e à comunidade escolar.
O 37° BPM destaca que a operação integra um conjunto de medidas preventivas voltadas à proteção da comunidade, garantindo que o ambiente escolar seja um espaço seguro, livre de ameaças e propício ao aprendizado.
A ação que ocorre em todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com o Subcomandante-Geral da Brigada Militar, Cel PM Douglas da Rosa Soares, tem o objetivode intensificar as atividades preventivas e repressivas em áreas escolares, com ações de saturação de área, barreiras policiais e rondas constantes. A presença policial se estende nos turnos da manhã e da tarde, das 6h30 às 18h30, ainda nesta segunda-feira, 11 de agosto.
A operação ocorre de forma coordenada em todo o Estado, com ações específicas onde todas as unidades da BM estão mobilizadas para reforçar o patrulhamento e estreitar os laços com as comunidades escolares.
Além da atuação nas áreas urbanas, o Comando Rodoviário da Brigada Militar também intensifica a presença ostensiva nas escolas situadas às margens de rodovias estaduais. O objetivo é ampliar a rede de proteção e estreitar vínculos com a comunidade estudantil e com as equipes diretivas dessas instituições.
• As ações incluem:
• Visitas regulares às escolas;
• Monitoramento de pontos estratégicos;
• Orientações preventivas a direções e equipes pedagógicas;
• Patrulhamento ostensivo ampliado nas imediações dos estabelecimentos de ensino.
A Brigada Militar reforça que o canal de Emergência 190 continua à disposição da comunidade.