Geral
Atualizado em 30/10/2022 às 10:08
94ª Zona Eleitoral substitui cinco urnas no início manhã de hoje
Substituições aconteceram nos municípios Frederico Westphalen, Iraí e Palmitinho
Dando início a cobertura do segundo turno das eleições 2022, em que mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos para voltar às urnas neste domingo (30), o Grupo Chiru realizou a primeira entrevista com o Juiz Elitoral Marco Aurélio Antunes dos Santos, da 94ª Zona Eleitoral. Com 8 municípios na área de atuação, do total de 188 urnas, cinco tiveram que ser substituídas no início da manhã de hoje.
"No primeiro turno a gente teve 11 urnas com problemas e para esse segundo turno até o momento a gente teve que substituir cinco urnas, mas a gente ressalta que normalmente problemas em urnas acontecem no início da votação. Então, a gente imagina que deva ficar nessas cinco que foram substituidas", comenta Marco Aurélio.
As urnas foram substituídas nas cidades de Iraí (3), Frederico Westphalen (1) e Palmitinho (1).
Saiba para quem o voto é facultativo
O cidadão irá votar para o segundo turno das eleições para presidente da República e para governadores de 12 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação ocorre em 5.570 municípios brasileiros e em 181 localidades no exterior.
De acordo com a Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. O voto é facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Aqueles que não votaram na primeira rodada eleitoral, no dia 2 deste mês, podem votar no segundo turno, mesmo que ainda não tenham justificado a ausência. Isso porque, de acordo com o TSE, cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.