Geral
Atualizado em 15/10/2025 às 10:20
950 pessoas participam do ERCO em Frederico Westphalen
Ação do TCE-RS visa orientar gestores e equipes técnicas das prefeituras
Representantes das 55 cidades auditadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) que tem sede em Frederico Westphalen, participaram, nesta terça-feira, 14 de outubro, do 15º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO) realizado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Cerca de 950 pessoas, entre técnicos, prefeitos, secretários, vereadores e servidores em geral participaram da formação.
Na abertura, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, destacou a importância da confiança dos gestores municipais no trabalho do Tribunal: “Esse é o oitavo encontro e, em levantamento recente, alcançamos um público superior a oito mil pessoas. A nossa presença junto de vocês significa orientação e segurança para a boa gestão”, afirmou.
Em seguida, o prefeito de Frederico Westphalen, Orlando Girardi, afirmou que o Tribunal de Contas gaúcho é reconhecido em todo o Brasil, é um dos melhores entre seus pares. Em sua fala, o mandatário municipal destacou que todos precisam aprender. “O TCE tem papel essencial na construção de uma gestão pública de qualidade. A presença nesse evento reforça o compromisso de cada um de nós com a boa aplicação dos recursos públicos. Esse é um momento de aprendizado, troca de informações e é um encontro inspirador. Que cada gestor possa retornar a seu município melhor, para que sirva a população com eficiência e transparência”, destacou.
Durante a solenidade, também foi realizada a assinatura do Termo de Compromisso pela Primeira Infância pelos prefeitos da região. Além disso, todos os municípios receberam levantamento realizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal com seus indicadores relacionados à primeira infância.
Participaram da abertura também os conselheiros Iradir Pietroski e Edson Brum, o conselheiro-substituto Alexandre Mariotti.
*Informações Ascom TCE-RS