Menu

29°

Palmitinho - RS
36° max
19° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
36° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Acampamento Farrapo de Palmitinho acontece entre 14 e 20 de setembro

    A Programação da Semana Farroupilha deste ano será realizada nas dependências do CTG Estâncias dos Carreteiros

    A montagem dos ranchos para a realização do Acampamento Farrapo 2023, iniciaram nesta semana no município de Palmitinho.

    A Programação da Semana Farroupilha deste ano será realizada nas dependências do CTG Estâncias dos Carreteiros, entidade organizadora do evento, que busca promover a vivência das tradições gaúchas.

    Para a edição, a Prefeitura em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores, disponibilizou um montante de R$ 40 mil para a realização das atividades, com a montagem dos ranchos nos arredores do CTG e a programação que deve ser realizada na parte interna da sede da entidade.

    A programação está sendo finalizada e a comercialização dos ranchos está sendo realizada pela entidade organizadora. – A Administração Municipal está apoiando este evento que é muito importante para a vivência de nossos costumes e tradições. Convidamos toda a comunidade para participar das festividades e conferir a programação cultural e artística que está sendo preparada -,  ressalta o Prefeito Municipal, Caetano Albarello.

    A programação deve envolver as escolas do município com apresentações e oficinas que serão promovidas durante o evento. A programação também contará com apresentações de invernadas artísticas do CTG Estância dos Carreteiros e CTGs de cidades vizinhas.

    Semana Farroupilha 2023

    O tema da Semana Farroupilha 2023 será o Centenário da Revolução de 1923. Por unanimidade, a cantora e apresentadora Maria Luiza Benitez foi escolhida como a patrona dos festejos deste ano.

    Os confrontos entre sul-rio-grandenses começaram em 1835, com a Revolução Farroupilha, que se estendeu até 1845. Depois veio a Revolução Federalista, em 1893, conhecida por sua violência. A última guerra entre povos do Rio Grande do Sul foi a Revolução de 1923, em alusão ao ano em que ela começou e terminou.

    Nessa época, o Estado estava dividido entre os aliados de Borges de Medeiros, que foi reeleito presidente do Rio Grande do Sul em 1923, e os aliados de Assis Brasil, seu opositor.
    Os correligionários de Borges de Medeiros usavam lenços brancos no pescoço e tinham o apelido de “chimangos”. Eles eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder. Já os correligionários de Assis Brasil usavam lenços vermelhos, eram os “maragatos”, e lutavam por uma oposição organizada e pela descentralização política.

    *Com informações da Ascom Palmitinho

    Helena Knob - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Domingão Alegria com Douglas Biguelini 07:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Galpão Chiru

    Alex Nunes - O Barbicacho

    08:00 - 13:00

    FM
    104,3

    Fogo de Chão

    Idélcio Covatti

    08:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Domingão Alegria

    Douglas Biguelini

    07:00 - 12:00