Geral
Publicado em 01/05/2021 às 09:14
Administração de Caiçara amplia parceria com a Inspetoria Veterinária do município
A partir da reunião, a administração passará a divulgar, materiais informativos desenvolvidos pela Inspetoria de Defesa Agropecuária
No dia 26 de março, aconteceu no gabinete do Prefeito Municipal Daniel Coelho dos Santos, uma reunião entre a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Frederico Westphalen, representada pelos Fiscais Estaduais Agropecuários, Luana D’Avila Farias e Jailo Fernando Boesing, com os membros do executivo municipal, o Vice-prefeito, Dirceu Antônio Stefanello, o Secretário de Obras, Éder Ciste Theisen e o Secretário de Agricultura, Dirceu Luiz Frizon e com o produtor rural Giovani Casarin.
O objetivo da reunião foi firmar parceria entre a Administração de Caiçara, os produtores rurais caiçarenses e a Inspetoria Veterinária, no intuito de intensificar as orientações sobre as obrigações legais que os produtores de animais devem cumprir, minimizando os descumprimentos da lei, e consequentemente multas.
A Administração, a partir dessa parceria, passará a divulgar, materiais informativos desenvolvidos pela Inspetoria de Defesa Agropecuária. Declaração anual do rebanho, atualização do saldo, guia de trânsito animal, vacina da Brucelose e tratamento piolhicida para ovelhas, são alguns dos assuntos abordados pelo primeiro material desenvolvido.
Em Caiçara existe um escritório de defesa agropecuária (chamado informalmente de posto), que funciona a partir de um termo do Estado do Rio Grande do Sul, firmando a cooperação com as prefeituras municipais.
A Prefeitura executou algumas reformas nas instalações do posto, como a substituição da porta externa, colocação de divisórias na sala da fiscal, troca da caixa d’água, instalação de filtro de água, e também foi disponibilizado equipamentos eletrônicos para melhorar a qualidade dos documentos.
Com a cedência de mais um funcionário municipal, por parte da Administração, a partir de agora, dois funcionários fazem o atendimento em turno integral aos produtores, o que proporciona maior rapidez e agilidade neste órgão, que é estadual.
Uma das demandas, que é a necessidade de informação e comunicação, foi trazida pelo produtor Giovani Casarin, com a intenção e preocupação de gerar um alinhamento de ações e perspectivas para esse momento e o futuro, desde as propriedades até os setores administrativos.
Finalizando, a Inspetoria de Defesa Agropecuária de Frederico Westphalen, afirma que “esperamos que os produtores rurais entendam que nós, funcionários públicos, trabalhamos seguindo a legislação, e que em algumas situações o não cumprimento das diretrizes irá gerar advertências ou mesmo multas. Ainda que o cumprimento das regras tem a importante função de garantir a saúde pública, incluindo a atenção a doenças de origem alimentar, o acesso ao mercado local e internacional de animais e seus produtos e o bem-estar animal”.
*Com informações do município de Caiçara