Geral
Publicado em 08/09/2021 às 11:04
Administração de Novo Tiradentes incentiva atividade de bovinocultura de leite
Produtores recebem auxílio da Prefeitura e orientações da Emater/RS-Ascar
A bovinocultura de leite é uma das principais atividades do setor primário do município de Novo Tiradentes, com produção anual recorde chegando a 5 milhões de litros de leite comercializados no ano de 2020.
Seguindo um planejamento e roteiro, as secretarias municipais de Obras, e Agricultura e Meio Ambiente vêm realizando serviços de terraplenagem para implantação de novas estruturas voltadas para a bovinocultura de leite.
Na última semana foi realizada terraplanagem na linha Pilão de Pedras para implantação de um sistema confinado “free stall”, com dimensões de 960 metros quadrados. E, esta semana, o trabalho de terraplanagem foi na linha São José, para construção de sala de ordenha e galpão de alimentação.
Os empreendimentos estão recebendo orientação e acompanhamento da equipe técnica da Emater/RS-Ascar, desde a elaboração do projeto de crédito, nivelamento topográfico do terreno e posterior fases de produção.
Conforme comenta a equipe técnica da Emater/Rs-Ascar, o galpão para confinamento de animais em sistema free stall é o primeiro a ser implantado no município, servindo de referência para futuros empreendimentos na região. O sistema utiliza tecnologias modernas de infraestrutura, maximizando o bem-estar animal.
O prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, destaca que a Administração não tem medido esforços para apoiar o setor primário com fortes investimento, principalmente no que tange ao suporte na área da infraestrutura.
Outro destaque na agricultura são os sistemas de irrigação, que estão cada vez mais em evidencia devido as recorrentes estiagens que a região vem enfrentando. Em Novo Tiradentes a família Paini, está executando mais uma importante etapa de um planejamento que iniciou no ano de 2017 com atividade da bovinocultura de leite, que é a implantação de um sistema de irrigação por aspersão na área de 2,2 ha de pastagem perene (tifton 85).
De acordo com a equipe técnica da Emater/RS-Ascar com auxílio da irrigação a família poderá ampliar a produtividade da pastagem e consequentemente ampliar a produção de leite, pois irá minimizar os riscos climáticos e meteorológicos (seca e estiagem).
Segundo o produtor Airton A. Paini o auxílio técnico que vem recebendo é importante para realizar as etapas do planejamento, pois facilitou o acesso a políticas públicas federais (Pronaf) e municipais (Programa Mais Pasto Mais Leite).