Geral
Atualizado hoje às 11:41
Adolescentes de 15 anos podem tirar título para eleições 2026
Quem completa 16 anos até outubro já pode solicitar o documento, novidade foi implementada ainda em 2024
Adolescentes que têm 15 anos já podem solicitar o título de eleitor para participar das eleições de 2026, desde que completem 16 anos até as datas dos turnos — 4 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno). A partir dos 18 anos, o alistamento eleitoral passa a ser obrigatório.
De acordo com o chefe da 94ª Zona Eleitoral, com sede em Frederico Westphalen, Tiago Mateus Pereira, a possibilidade já está em vigor desde 2024.
“A gente tem uma grande novidade, desde 2024, que é para os jovens que têm 15 anos e farão 16 antes da eleição até os 18 anos que podem vir fazer o título. A partir dos 18, fazer o título é obrigatório”, explicou.
O prazo para emissão, transferência ou regularização do documento encerra no dia 6 de maio. Após essa data, não será mais possível solicitar o título para votar no pleito deste ano.
Pereira alerta ainda que, a partir de março, tradicionalmente aumenta a procura pelo serviço. “Quem vier depois da data não vai conseguir mais emitir o título”, reforçou.
Documentos necessários
Para encaminhar o título, é preciso apresentar:
Documento de identidade;
CNH (caso possua);
Comprovante de residência.
Também é possível solicitar o documento pela internet, por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção Autoatendimento Eleitoral.
Regularização e transferência
O prazo de 6 de maio também vale para quem precisa regularizar o título ou transferir o domicílio eleitoral.
Eleitores que deixaram de votar devem quitar a multa no valor de R$ 3,51 por turno não votado. O pagamento pode ser feito, inclusive, via PIX.
Nas eleições de 2026, os brasileiros irão escolher, em dois turnos, o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.