Menu

11°

Palmitinho - RS
24° max
10° min

Fechar

11°

Palmitinho - RS
24° max
10° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Agricultura cria grupo para acompanhar efeitos da estiagem no RS

    Diagnóstico sobre o cenário deve ser realizado ao longo desta semana

    A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) criou um grupo para acompanhar os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, que já vem sendo sentida por produtores rurais de diversas regiões do Estado.

    Em reunião com diretores dos departamentos de Políticas Agrícolas, Agricultura Familiar e de Defesa Agropecuária, além de diretores da Emater/RS, o secretário em exercício, Luiz Fernando Rodrigues Júnior, solicitou que a Emater fizesse, ao longo dessa semana, um acompanhamento mais aprofundado da situação da safra do milho e da soja.

    Segundo Rodrigues o diagnóstico deve garantir uma visão mais ampla do cenário, que também traz impactos na produção de carne e leite. O secretário de Agricultura em exercício lembrou que a estiagem é uma ocorrência relativamente comum nesta época do ano no Rio Grande do Sul.

    Ainda de acordo com informações repassadas pela Secretaria de Agricultura nos últimos sete anos, não houve episódios em que a estiagem fosse forte o suficiente para prejudicar a produção agrícola de forma significativa. Rodrigues acrescentou que a cada dez anos, em pelo sete, há algum comprometimento do potencial produtivo das lavouras e das pastagens em função de alguma restrição hídrica. Apesar disso, desde a safra de 2012/2013, o RS não teve uma estiagem que causasse prejuízo maior na produção agrícola.

    Com dados trazidos pelo Centro de Meteorologia do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, o secretário de Agricultura em exercício disse que a chuva deve retornar ao Estado na primeira quinzena de janeiro. “Devemos ter uma recuperação plena do regime de chuvas em fevereiro”, concluiu.

    * Fonte: Governo do RS

    * Edição: Priscila Nhoatto

     

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Super Sequência com . 21:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Pub 91

    Amanda Busnello

    17:00 - 22:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 06:00

    FM
    107,9

    Super Sequência

    .

    21:00 - 00:00