Menu

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min

Fechar

17°

Palmitinho - RS
31° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Alerta para tempestades severas na região entre sexta e sábado

    Sistema de baixa pressão e ciclone extratropical podem provocar granizo, ventos acima de 100 km/h e altos volumes de chuva

    Entre a madrugada de sexta-feira, dia 7, e o decorrer do sábado, 8 de novembro, o Rio Grande do Sul deve enfrentar condições severas de tempo, especialmente nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte. O aprofundamento de um sistema de baixa pressão e a formação de um ciclone extratropical no oceano podem provocar chuva intensa, rajadas de vento acima dos 100 km/h, queda de granizo de grande porte e descargas elétricas.

    Há possibilidade de formação de uma Linha de Instabilidade com potencial para ventos severos e até tornados, sobretudo no Noroeste e Norte durante a tarde de sexta-feira. De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Bruno Ribeiro, a ocorrência das tempestades com alto indicê pulviometrico e granizo estão mais concentradas na região. "A formação desse ciclone sobre o estado com aculumados elevados de chuva principalmente no norte e ocorrência pontal de granizo e uma condição de ventos fortes no litoral norte, mas aí, durante a noite da sexta e madrugada do sábado", disse.

    Na sexta-feira, a chuva pode variar entre 60 e 100 mm, com pontos que podem ultrapassar os 150 mm em um curto período, principalmente em Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os volumes ficam entre 10 e 50 mm. Os ventos podem chegar a 85 km/h em boa parte do Estado, com rajadas acima de 100 km/h entre o Litoral Médio e Litoral Norte.

    No sábado, o ciclone extratropical no oceano mantém chuva moderada a forte na Costa Doce, Litoral Norte e Região Metropolitana de Porto Alegre, com acumulados entre 30 e 75 mm no dia. Nas demais áreas, o tempo melhora gradualmente ao longo do sábado, mas os ventos ainda podem atingir 85 km/h, com picos acima de 100 km/h no litoral.

    A previsão indica que o tempo só deve estabilizar no domingo, dia 9, com a atuação de uma área de alta pressão e retorno do sol.

    Ao final do evento, são esperados acumulados entre 80 e 120 mm no Oeste, Centro, Nordeste e Serra, podendo exceder 150 mm nas Missões, Noroeste e Norte. Nas demais regiões, os volumes variam de 30 a 80 mm.

    Autoridades recomendam atenção, especialmente para áreas suscetíveis a alagamentos, enxurradas, queda de árvores e destelhamentos.

    *Com informações Defesa Civil RS 

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Corujão com . 23:00 - 00:00

    FM
    91,1

    Madrugada 91

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    00:00 - 05:00

    FM
    107,9

    Corujão

    .

    23:00 - 00:00