Geral
Publicado em 03/01/2026 às 11:43
Alto volume de chuva causa prejuízos severos em Cerro Grande
Acumulados chegaram a 100 milímetros em poucos minutos, na noite do dia 31 de dezembro.
A noite que era pra ser de comemoração pela virada do ano, saudando a chegada de 2026, se transformou em apreensão em Cerro Grande, tanto na cidade, quanto no interior. Em poucos minutos o volume de chuva chegou a cerca de 100 milímetros, na noite de 31 de dezembro de 2025, caindo de forma torrencial e causando muitos prejuízos e destruição, segundo a prefitura.
Várias casas no perímetro urbano foram atingidas por alagamentos e inúmeras ruas tiveram o trânsito interrompido devido a invasão da água que consigo trouxe muita terra e pedras conduzidas pelas fortes enxurradas. Devido ao grande volume de chuva em um pequeno espaço de tempo muitas tubulações não conseguiram dar vasão a água e por isso muitos transtornos ocorreram, inclusive com várias tubulações sendo destruídas.
A Administração Municipal agiu para atender a comunidade, principalmente na desobstrução das vias públicas para que o trânsito voltasse a normalidade na cidade e no interior. O prefeito Álvaro Decarli (PP), descreveu que o prejuízo foi "imenso", principalmente na área de infraestrutura viária e também para as propriedades rurais em várias atividades produtivas.
Prefeito pede união
Um dos acessos ao município está severamente danificado, informou a prefeitura. Trata-se da rodovia que liga Cerro Grande a Novo Tiradentes, que teve pavimentação concluída em 2025. O trecho inclusive requer atenção dos motoristas e segue parcialmente interditado, devido aos danos causados pelas fortes chuvas.
Decarli salienta que o momento é de união reconstrução em Cerro Grande e pede a colaboração da comunidade buscando retomar a normalidade em todos os serviços. O gestor adianta ainda que a Administração Municipal trabalha na realização de um levantamento minucioso de todos os prejuízos causados pela intempérie e que nos próximos dias decretará situação de emergência.
Informações: Edevaldo Stacke/Ascom Cerro Grande