Geral
Publicado em 24/07/2020 às 17:53
Amuceleiro pede que Famurs lute pelos pequenos hospitais
Presidente Maneco disse que a pauta terá atenção na sua gestão
Prefeitos da região celeiro pedem uma atenção especial da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) aos Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) no Estado, que tem sido essenciais no combate a Covid-19 e seguem sendo deixados de lado na distribuição de recursos.
De acordo com presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e prefeito de Braga. Carlos Alberto Vigne, o foco está na ampliação dos leitos, falta de incentivos e um prognóstico dos 82 Hospitais de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul com até 30 leitos que hoje não recebem verbas.
O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, destaca que a pauta vai ganhar uma atenção especial durante a sua gestão. "Constatamos dentro do nosso estudo técnico que nos últimos três anos foram fechados mais de 900 leitos hospitalares do SUS devido à falta de incentivos, desassistindo aproximadamente 907 mil usuários", pontuou.
De acordo com o levantamento técnico da federação, atualmente, o Estado possui 168 estabelecimentos de saúde públicos e privados, com até 50 leitos, que ofertam ao todo 4.818 leitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
*Informações Amuceleiro