Região
Publicado em 31/07/2025 às 09:20
AMZOP amplia debate sobre produção de asfalto na região após missão técnica a consórcio catarinense CONDER
Prefeitos conhecem estrutura em São Miguel do Oeste e discutem criação de modelo semelhante para fortalecer municípios da Zona da Produção
A busca por soluções regionais para qualificar a infraestrutura e otimizar recursos levou representantes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) a realizarem uma visita técnica ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Conder), em São Miguel do Oeste (SC), nesta terça-feira, 29 de julho.
A comitiva, formada por prefeitos, secretários e servidores municipais, foi recepcionada pelo presidente do Conder e prefeito de Saudades (SC), Maciel Schneider, que apresentou a estrutura e os resultados do consórcio, referência em licitações compartilhadas, gestão ambiental, pavimentação asfáltica e gestão de resíduos.
Participaram da missão técnica o presidente da Amzop e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, o presidente do Cigres e prefeito de Novo Tiradentes, Luiz Carlos Benedette, além dos prefeitos de Pinheirinho do Vale (Elton Tatto), Taquaruçu do Sul (Luiz Blanco Alves) e Palmitinho (Benhur Barth). Também integraram a comitiva o secretário-executivo da Amzop e ex-prefeito de Seberi, Luiz Queiroz, secretários e servidores públicos da região.
Modelo de consórcio chama atenção pela eficiência
Atualmente, o CONDER reúne 32 municípios catarinenses, beneficiando diretamente cerca de 300 mil habitantes. A união entre as prefeituras permite mais agilidade, economia e eficiência na execução de obras e serviços. “O Conder é um exemplo de como o trabalho consorciado pode qualificar a gestão pública. A união entre municípios permite alcançar resultados concretos e sustentáveis. É isso que queremos fortalecer aqui na nossa região”, destacou o presidente da Amzop, Adilson Balestrin.
Usina de asfalto própria é alternativa viável para a Zona da Produção
Um dos principais focos da visita foi a estrutura da usina de asfalto do Conder, que atende diretamente os municípios consorciados, reduzindo custos e agilizando obras de pavimentação. A experiência reforça a proposta de implantar um modelo semelhante na região da Amzop, dando mais autonomia às prefeituras e fortalecendo a infraestrutura urbana e rural.
Segundo Balestrin, a iniciativa pode diminuir os gastos com transporte de insumos, superar entraves operacionais e garantir mais qualidade e controle nas obras realizadas pelos municípios.
Os prefeitos também visitaram uma via rural pavimentada no município de Guaraciaba, acompanhados pelo diretor do programa Mais Asfalto do Conder, Volmir Giumbelli, e pelo diretor-executivo do consórcio, José Francisco Mora.
Próximos passos
Nos próximos dias, a Amzop deverá reunir novamente prefeitos, vices e secretários para avaliar os caminhos para a implantação do modelo regional de produção asfáltica. A ideia é construir um projeto viável, com base nas boas práticas conhecidas em Santa Catarina, adaptado à realidade dos municípios da Zona da Produção.
*Informações Ascom/Amzop