Menu

27°

Palmitinho - RS
30° max
17° min

Fechar

27°

Palmitinho - RS
30° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Amzop estima perda acima de 70% nas lavouras de milho devido a estiagem

    Reunião na primeira semana de Janeiro vai discutir os rumos a serem tomados pelas cidades prejudicadas com a estiagem

    Dentre os 46 municípios da Região da Zona da Produção (AMZOP) mais de 30 enfrentam algum tipo de dificuldade em razão da estiagem. 20 já efetuaram decretos de emergência e aguardam pela homologação por parte da defesa Civil Estadual. Conforme o presidente da Amzop e Prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira (PP) os prejuízos em lavouras de milho já ultrapassam 70% e a na Soja produtores registram perda de 20% nas plantações. “Essa crise hídrica registrada neste momento fará com que 2022 seja um ano de maior dificuldade, principalmente nos municípios que dependem, quase exclusivamente, da colheita de grãos”, disse o Presidente.

    Outra preocupação é referente ao abastecimento de água, tanto potável, quanto para o trato animal. Antônio Ferreira deu um exemplo de sua cidade - São Pedro das Missões - para ilustrar a atual realidade devido à falta de chuvas. “Aqui em São Pedro das Missões estamos baixando as bombas de sucção nos poços artesianos todos os dias para conseguir garantir o abastecimento”, explicou.

    O Presidente da Amzop disse que uma reunião está agenda para o dia 06 de Janeiro em Palmeira das Missões com a presença de representantes da Defesa Civil do Estado, Governo Federal e representantes Políticos da região, para tratar sobre o tema com todos os prefeitos envolvidos nesta crise.

    Por fim, o Presidente da Amzop Antônio Ferreira disse que está confiante com a previsão de chuvas para a próxima semana. “Consultei alguns especialistas e a previsão para a próxima semana é de chuva mais volumosa aqui para a região”, pontuou o prefeito.

    None
    No Ar: Conexão Chiru com Danilva Oliveira 10:00 - 12:00

    FM
    91,1

    Top 11

    Helena Knob

    11:00 - 12:00

    FM
    104,3

    Arena 104

    Marcinho San, Delfo de Souza, Giovane Sabino, Nelson Buzatto e Andrei Sartori

    11:00 - 12:00

    FM
    107,9

    Conexão Chiru

    Danilva Oliveira

    10:00 - 12:00