Menu

30°

Palmitinho - RS
30° max
19° min

Fechar

30°

Palmitinho - RS
30° max
19° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Após 11 anos, obra da Creche Proinfância é concluída em Tenente Portela

    Escola poderá receber 188 crianças por turno

    Depois de 11 anos do anúncio da obra, que teve duas paralizações, uma por desistência da empresa e outra por corte de valores pelo Govenro Federal, a administração de Tenente Portela entregou para a comunidade, nesta quinta-feira, 28 de março, a primeira etapa da construção da da Creche Proinfância, localizada no loteamento Ramayer. Durante a solenidade, o prefeito Rosemar Antonio Sala assinou o decreto executivo  Nº 051, que denomina o educandário como Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Aprendiz.

    A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto prevê que as aulas no novo educandário deverão iniciar no próximo ano.  Antes, é preciso dotá-lo de todo o mobiliário e demais itens que compõe a estrutura física, além, é claro, da designação da equipe de servidores. 

    O prefeito, Rosemar Antonio Sala, destacou que a conclusão do prédio é uma vitória para toda a comunidade que acompanha desde 2013 as idas e vindas deste projeto. "Precisamos fazer um aporte de R$ 440 mil de recursos próprios que somados aos R$ 1,9 milhão oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, garantiram mais esta conquista para a população portelense", disse.

    A nova creche tem capacidade para receber até  376 alunos, este número será possível caso a escola funcione em dois turnos (matutino e vespertino). Se o projeto for voltado para o funcionamento em turno integral, a quantidade reduz pela metade, ou seja, 188. Esta definição ocorrerá durante a elaboração do projeto pedagógico.

    Além do prefeito, prestigiaram a solenidade, o vice-prefeito, Leonidas Balestrin; a secretária de Educação, Cultura e Deporto, Gicelda Berghetti Denes; o engenheiro reponsável pela obra, Ronei Robson Poerch; secretários municipais, servidores públicos e representantes dos Conselhos da Educação Regional e Municipal. Também compareceram o representante da empresa que executou a obra, MLP Gonçalves Cia, José Agnelo Veloso, e os ex-proprietários do terreno onde a escola foi edificada, Orlando Palinski e Cleusa Ramayer Palinski.

    Obra padrão Proinfância 

    O prédio, térreo, tem cinco blocos, distribuídos entre as funções administrativa, de serviços e multiuso e blocos pedagógicos, um pátio coberto e área externa para playground, torre de água e estacionamento.



    No bloco administrativo ficam a secretaria da escola, sala dos professores, diretoria, almoxarifado e sanitários masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiários masculino e feminino, despensa, cozinha, bufê e lactário. O bloco da creche, para crianças até três anos de idade, tem fraldário, sanitário e áreas de atividades, repouso, alimentação e solário. Já o bloco da pré-escola, para crianças de quatro e cinco anos, tem espaço de atividades, repouso e solário.

    A complementação dos espaços para esses estudantes está no bloco multiuso que tem sala, sanitários para meninos e meninas, sanitários para adultos e para pessoas com deficiências, sala de informática e telefone.

    *Com informações Ascom/Tenente Portela 

    Heloise Santi - Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Show Sertanejo com Edinei Dal Asta 12:00 - 16:00

    FM
    91,1

    Sábado Livre

    Helena Knob

    13:00 - 17:00

    FM
    104,3

    Programa da Igreja Quadrangular

    .

    14:00 - 14:30

    FM
    107,9

    Show Sertanejo

    Edinei Dal Asta

    12:00 - 16:00