Menu

24°

Palmitinho - RS
30° max
17° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
30° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Após surto de bactéria, UTI do HDP voltar a receber pacientes

    Unidade ficou 10 dias isolada após identificação da Acinetobacter baumannii em pacientes internados

    A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Divina Providência (HDP), em Frederico Westphalen, retomou nesta sexta-feira, 27 de junho, as internações regulares após um período de suspensão causado pela presença da bactéria multirresistente Acinetobacter baumannii. O setor, que conta com 10 leitos, esteve isolado desde o dia 18, após a confirmação de três casos positivos, número suficiente para classificar a situação como surto hospitalar.

    No total, sete pacientes testaram positivo para a bactéria, que representa risco elevado para pessoas com o sistema imunológico comprometido — perfil comum entre os internados em terapia intensiva. Segundo o médico intensivista e diretor técnico da UTI, Ronaldo Dervanoski, todos os casos receberam tratamento com antibióticos direcionados e os pacientes já receberam alta.

    Ainda na sexta-feira o médico declarou que eram feitas as limpezas finais no ambiente."Estavamos ansiosos para retomar o mais rápido possível. A comunidade precisava desses leitos funcionando e seguros", destacou.

    O profissional explicou, ainda, que os casos foram identificados com busca ativa depois do primeiro registro, em 13 de junho. Para o tratamento, a instituição usou antibióticos direcionados e, como parte do protocolo, notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos competentes. 

    A retomada do atendimento foi possível após a execução de um protocolo rigoroso de desinfecção terminal, sob coordenação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Foram realizadas limpeza profunda, desinfecção de superfícies, esterilização de equipamentos e renovação de materiais, seguindo as diretrizes da Anvisa.

    Durante o período de restrição, a UTI manteve o atendimento apenas aos pacientes já internados, com aplicação de medidas imediatas de contenção.

    As visitas presenciais e os estágios acadêmicos seguem temporariamente suspensos como medida preventiva adicional.

    A direção técnica do HDP reforça que segue vigilante na adoção dos protocolos de biossegurança e na atuação contínua da vigilância epidemiológica interna, mantendo o foco na segurança dos pacientes, profissionais de saúde e da comunidade.

    *Com informações Ascom/HDP

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:00

    FM
    104,3

    Vitrine Popular

    Julinho Balestrin

    08:00 - 11:00

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00