Geral
Publicado em 10/10/2025 às 15:39
Aprovado projeto de lei que institui novo Sistema de Estacionamento Rotativo Pago em FW
O modelo proposto divide as áreas de estacionamento rotativo em três zonas - Zona Azul, Zona Verde e Zona Laranja –, cada uma com características específicas de uso, tarifação e tempo de permanência
Em Sessão Extraordinária na última terça-feira, 9 de outubro, o Poder Legislativo aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Nº 099/2025, que institui o Sistema de Estacionamento Rotativo Pago nas vias e logradouros públicos de Frederico Westphalen.
O modelo proposto divide as áreas de estacionamento rotativo em três zonas - Zona Azul, Zona Verde e Zona Laranja –, cada uma com características específicas de uso, tarifação e tempo de permanência. Além disso, prevê o uso de tecnologias para controle e pagamento, como aplicativos, parquímetros, tablets e pontos de venda físicos.
O horário de cobrança do estacionamento rotativo será de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 12 horas e das 13h30min às 18 horas e aos sábados, das 8 horas às 12 horas. Os valores referentes aos períodos de estacionamento ou utilização das áreas do estacionamento rotativo pago, a tarifa de regularização, bem como os seus reajustes, serão regulamentados por decreto municipal.
“A aprovação do estacionamento rotativo é uma conquista importante para o comércio local e para toda a comunidade. Essa era uma demanda antiga dos nossos associados. O diálogo entre os poderes fez a diferença, e a AEFW teve um papel fundamental nesse processo, demonstrando que, quando há cooperação e entendimento, os resultados acontecem em benefício de todos. Agora, é dar sequência aos próximos passos para que a execução aconteça da forma mais ágil possível”, destacou o presidente da AEFW, Alessandro Dal Piva.
“O projeto de lei foi amplamente discutido na Associação Empresarial e foi dada oportunidade também aos vereadores e à comunidade em audiência pública. Precisamos urgente retornar o estacionamento rotativo para fomentar o comércio, visto que Frederico Westphalen é um município polo. Além disso, esse projeto também vai gerar receitas para o município para financiar projetos de mobilidade urbana”, comentou a presidente da Câmara, Marizete Frozzi.
*Com informações Ascom Câmara de Vereadores e Ascom AEFW