Menu

29°

Palmitinho - RS
29° max
17° min

Fechar

29°

Palmitinho - RS
29° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Atenção aos sinais: MPRS orienta redes de proteção sobre prevenção à violência extrema entre adolescentes

    Projeto Sinais é apresentado para representantes de quatro comarcas da região, com foco na identificação precoce de riscos

    O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), apresentou na terça-feira, 24 de junho, o Projeto Sinais a representantes das redes de proteção das comarcas de Frederico Westphalen, Constantina, Palmeira das Missões e Rodeio Bonito. O encontro ocorreu no auditório da Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen.

    A iniciativa tem como foco a prevenção da violência extrema envolvendo adolescentes, por meio da capacitação de profissionais da rede de proteção, educadores, famílias e agentes públicos. O objetivo é sensibilizar esses atores para a identificação precoce de sinais de alerta e fatores de risco para prevenir eventuais episódios de violência.

    Durante o evento, o procurador de Justiça Fábio Costa Pereira, coordenador do NUPVE, e os promotores de Justiça Marcio Abreu Ferreira da Cunha, também integrante do Núcleo, e Michele Dumke Kufner, de Frederico Westphalen, apresentaram os principais eixos do projeto. Eles trataram de temas como isolamento social, sofrimento psíquico, discursos de ódio, consumo excessivo de conteúdos violentos e o uso de plataformas digitais por grupos extremistas para cooptação de adolescentes.

    "Sinais" de alerta

    Segundo os promotores, muitos casos monitorados pelo MPRS apontam fatores recorrentes no processo de radicalização juvenil: jovens socialmente isolados, vítimas de bullying ou violência doméstica, oriundos de famílias desestruturadas e com forte exposição a conteúdos violentos, especialmente no meio digital. O desconhecimento dos pais sobre o que seus filhos acessam na internet é outro elemento comum.

    O Projeto Sinais busca justamente qualificar o olhar da comunidade escolar e de profissionais dos Conselhos Tutelares, da saúde, da assistência social e da segurança pública para esses sinais. Conforme destacaram os promotores, a atenção e o engajamento de todos os envolvidos na rede de proteção podem ser decisivos para prevenir tragédias.

    *Informações MPRS

    Heloise Santi - Jornalista Grupo Chiru
    No Ar: Sábado Legal com Vilmar Luza 06:50 - 12:00

    FM
    91,1

    Estação 91

    Marcinho San

    07:30 - 12:00

    FM
    104,3

    Informativo da Cotrifred

    .

    11:50 - 12:10

    FM
    107,9

    Sábado Legal

    Vilmar Luza

    06:50 - 12:00