Geral
Publicado em 01/11/2025 às 10:24
Ator de Palmeira das Missões emplaca dois filmes no cinema nacional
Chico Suzano saiu de Palmeira das Missões em 2012 em busca do sonho de viver da arte e hoje colhe os frutos
O ator Chico Suzano, natural de Palmeira das Missões, está em dois projetos dirigidos por Suzana Lira: Salve Rosa e Meninas do Rio. O primeiro estreou recentemente no Festival do Rio, e o segundo tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2026.
Em Salve Rosa, filme de suspense que tem Klara Castanho como personagem principal, Chico faz uma participação especial ao lado da atriz Karine Teles, com quem já havia trabalhado no filme Fala Comigo (2016). “É uma cena rápida, o personagem se envolve com a protagonista interpretada por Karine, é uma cena só. Depois do filme em 2016 viramos bons amigos e a Karine me indicou para a diretora, daí surgiu a oportunidade”, contou.
A parceria com a cineasta rendeu mais um convite: em Meninas do Rio, Chico interpreta o deputado Estevão Azevedo, personagem inspirado em um político real. A produção, também dirigida por Suzana Lira, aborda temas sociais e contemporâneos com um olhar sensível e crítico. “É um papel maior, e a história é muito interessante. É um trabalho bem desafiador que deve ser lançado em meador de 2026.”, destacou o ator.
Desde que deixou Palmeira das Missões, em 2012, Chico trilhou um caminho sólido no meio artístico. Mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar o profissionalizante da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) — uma das escolas de teatro mais conceituadas do país — e, depois, formou-se em Artes Cênicas e concluiu pós-graduação em Direção.
De lá para cá, acumulou experiências em teatro, cinema e televisão. Em 2018, dirigiu a peça Milagre na Cela, de Jorge Andrade, que recebeu críticas positivas e elogios da imprensa especializada. “Foi um trabalho marcante, com boa repercussão e reconhecimento de colegas e críticos”, lembra.
Para o ator, a caminhada na arte exige dedicação, preparo e persistência. “Conseguir papéis é um processo complexo. Depende de agentes, de boas conexões e de passar por testes. Hoje, também há plataformas digitais, como o Elenco Digital, que permitem aos atores divulgarem seus vídeos e materiais para os produtores e o cadastro é gratuito”, explica.
Mais de uma década após deixar o interior gaúcho, Chico celebra o momento de ascensão na carreira e reflete sobre a importância de seguir os próprios sonhos. “Existem muitas formas de viver e de trabalhar além das profissões mais comuns. É sempre bom lembrar que é possível sonhar — e transformar esses sonhos em realidade”, afirma.
Chico Suzano já acumula na carreia participações em novelas como: Malhação, Gênesis e Éramos Seis.