Geral
Atualizado em 06/07/2022 às 10:03
Audiência debate valorização da música gaúcha em contratos com prefeituras para festividades locais
A iniciativa quer a valorização da produção musical gaúcha e incentivo através de políticas públicas municipais e do Estado
A Comissão de Assuntos Municipais promoveu hoje (5) audiência pública para tratar da valorização e preservação da música do RS através da participação de artistas gaúchos em feiras e eventos nos municípios.
Do encontro resultou a elaboração de carta a ser enviada aos prefeitos, entidades empresariais e municipalistas, aos deputados e ao governo do Estado, solicitando empenho na adoção do tradicionalismo no currículo escolar como princípio educacional e mais espaço aos gêneros musicais regionais e populares gaúchos, com a devida valorização financeira desses profissionais. A iniciativa quer a valorização da produção musical gaúcha e incentivo através de políticas públicas municipais e do estado.
Ao final da atividade, realizada na Sala João Neves da Fontoura, o Plenarinho, em formato híbrido, foi lançado o clipe Valoriza Tchê, para inserção em redes institucionais de radiodifusão e televisão e também nas redes sociais.
Conforme explicou o deputado Ernani Polo (PP), autor da solicitação de audiência pública por sugestão do músico e produtor João Luiz Corrêa, da Confraria da Música, e do jornalista Giovani Grizotti, da RBS TV e autor do Blog Farroupilha, a ideia é dar início ao movimento para sensibilizar a opinião pública e as prefeituras para que promovam os artistas gaúchos ao organizarem os eventos festivos de suas comunidades. Uma das justificativas foi a grave situação provocada ao setor cultural durante a pandemia de Covid 19, período de dois anos que impactou a sobrevivência do setor musical do RS. “Queremos que nos eventos com atrações nacionais se dê espaço de igualdade de investimento financeiro e cultural aos grupos do estado”, resumiu o deputado.
*Com informações Ascom AL/RS