Geral
Publicado hoje às 19:26
Aulas na Rede Municipal de Vista Gaúcha iniciam ano letivo de 2026
Com 414 alunos, retorno às aulas é marcado por capacitação dos educadores, melhorias nas escolas e implantação do diário de classe online
O ano letivo de 2026 teve início nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, nas escolas municipais de Vista Gaúcha, com 414 alunos matriculados. A preparação para o retorno das aulas teve início na última segunda-feira, 2 de fevereiro, com o acolhimento dos professores e servidores da rede municipal de ensino. A recepção foi realizada pela Administração Municipal, representada pelo prefeito Locatelli e pelo vice-prefeito André, juntamente com o secretário municipal de Educação e Cultura, Celso José Dal Cero.
Entre os dias 2 e 4 de fevereiro, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), coordenada pelas professoras Daiani Adamski Holland e Marieli Ferri Campos, coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino, organizou formações e treinamentos voltados aos profissionais da educação. Durante os encontros, os educadores receberam capacitação em temas como motivação, planejamento pedagógico, ludicidade, tecnologias ativas e valorização do papel do professor.
De acordo com a coordenadora pedagógica Marieli Ferri Campos, um dos destaques deste ano é a implantação do novo sistema de ensino, com o diário de classe online, que permite o acompanhamento do desempenho escolar dos alunos. A mudança, que abrange o ensino fundamental do 1º ao 9º ano, está sendo implementada com o auxílio de um provedor local e encontra-se em fase de estudo para viabilizar também o acesso dos pais.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Celso José Dal Cero, destacou o compromisso da administração com a formação contínua dos educadores, buscando sempre a excelência na educação do município. Ele também mencionou as melhorias realizadas nas três instituições de ensino — EMEF Nelso Piccinini, EMEF Senador Pinheiro Machado e EMEI Sonho Meu — que receberam pintura e adequações e estão prontas para receber os alunos no início do ano letivo. A expectativa, segundo o secretário, é de que o novo ano letivo seja marcado pela continuidade de avanços no processo de ensino e aprendizagem.
*Com informações de Rádio A Verdade