Geral
Publicado em 13/11/2025 às 16:06
Aumenta a procura por licenciamento ambiental em Frederico Westphalen
Índice é reflexo da conscientização da população e também do aquecimento da economia local
Um reflexo da conscientização da população sobre a importância de obter as licenças ambientais, aliado ao aquecimento da economia local, é o aumento significativo na procura pelos licenciamentos na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Frederico Westphalen.
Segundo o coordenador da Divisão de Licenciamento Ambiental, Carlos Rossato, o crescimento reflete também o trabalho contínuo de conscientização e fiscalização. “O aumento na busca por licenciamento mostra que as pessoas estão mais preocupadas em fazer tudo de forma regular e responsável. Isso demonstra que Frederico Westphalen está avançando em desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade”, ressaltou Rossato.
Ele destacou ainda que o papel da Secretaria é orientar e auxiliar os empreendedores, garantindo que as atividades sejam realizadas dentro da legalidade e com responsabilidade ambiental. “Queremos ser parceiros da comunidade. Nosso objetivo é que o desenvolvimento econômico ocorra de maneira equilibrada, sem prejuízos ao meio ambiente”, concluiu.
Fiscalização
No que se refere às ações de fiscalização e orientação junto à comunidade sobre a limpeza de terrenos baldios, a Secretaria reforça os cuidados para prevenir riscos à saúde pública e impactos ambientais — um trabalho realizado de forma permanente pela pasta.
De acordo com o fiscal ambiental Flávio Cunha, o trabalho é intensificado entre os meses de novembro e março, período em que o calor favorece a proliferação de mosquitos e animais peçonhentos. “O município possui cerca de quatro mil terrenos baldios e, embora a legislação preveja multa aos proprietários que não realizarem a limpeza, priorizamos a orientação e o diálogo antes da aplicação de penalidades”, explicou.
A população pode registrar denúncias e solicitações diretamente à Secretaria, por telefone ou WhatsApp, com garantia de anonimato. A pasta também atua em parceria com os agentes de saúde, que auxiliam na identificação de áreas com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. “Trabalhamos em conjunto com os agentes das endemias para evitar o aumento dos casos de dengue neste período. A prevenção começa com o cuidado de cada morador”, destacou Cunha.
A Secretaria permanece à disposição para esclarecimentos, denúncias e orientações sobre limpeza de terrenos e licenciamento ambiental. O atendimento é realizado na sede da Secretaria ou pelo telefone/WhatsApp (55) 99901-5568.
*Com informações Ascom/FW