Saúde
Atualizado em 04/07/2025 às 09:15
Baixa cobertura vacinal contra a gripe preocupa autoridades em Frederico Westphalen
Apenas 42,9% da população dos grupos prioritários se vacinou. Índices entre crianças e gestantes são os mais baixos
A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue em andamento em Frederico Westphalen, mas a baixa adesão entre os grupos prioritários acende um alerta na Secretaria Municipal da Saúde. Até o dia 2 de julho, apenas 9.334 doses foram aplicadas, o que representa 42,97% da cobertura vacinal no município — menos da metade da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.
O cenário é ainda mais preocupante entre os públicos mais vulneráveis às complicações da gripe. Apenas 32% das crianças de 6 meses a 5 anos foram vacinadas. Entre as gestantes, o índice é ainda menor: apenas 28,08% receberam a dose. Os idosos apresentam a maior adesão até agora, mas com 47,88% imunizados, o número ainda está longe do ideal.
A secretária municipal da Saúde, Suzan Milani, faz um apelo à população para que busque as unidades de saúde onde a vacina está disponível e se vacinem. “A vacina é segura, gratuita e está disponível para todos os grupos prioritários. Ela é fundamental para reduzir internações, agravamentos e mortes por doenças respiratórias, principalmente no inverno, quando o vírus circula com mais força”, destaca.
A vacinação segue disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS):
UBS Central
UBS do Jardim Primavera
UBS do Bairro São Francisco de Paula (Núcleo)
A Secretaria da Saúde reforça o chamado para que a população busque a imunização o quanto antes, contribuindo para a proteção individual e coletiva.
*Com informações Ascom/FW