Saúde
Atualizado em 11/10/2025 às 09:48
Bebê internado em Seberi aguarda há quatro dias por vaga em UTI pediátrica
Justiça determinou que Estado e município providenciem leito com cardiologia pediátrica em até 12 horas para criança
Um bebê de dois meses aguarda há quatro dias por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em Seberi, no norte do Estado. A Justiça determinou que o Estado e o município providenciem em até 12 horas uma vaga pediátrica com serviço de cardiologia para a menina.
A decisão, emitida em caráter de urgência, foi concedida após ação movida pela mãe da criança, Taciane Lessa Chaves. A bebê deu entrada na Fundação Hospitalar Pio XII no dia 30 de setembro, mas somente nesta semana surgiu a necessidade de transferência para uma UTI.
— Está bem complicado de cuidar dela. Ela precisa de um leito na UTI pediátrica urgente. Ela está sofrendo demais — afirma.
De acordo com os documentos apresentados no processo, a menina foi diagnosticada com malformações congênitas dos septos cardíacos, doença cardíaca pulmonar e pneumonia bacteriana, além de estar sob observação por suspeita de tuberculose. O quadro é considerado grave e, segundo a decisão, pode levar a óbito caso o tratamento adequado não seja realizado com urgência.
O juiz responsável determinou que, se não houver vaga disponível na rede pública, o Estado e o município devem arcar com a transferência, internação e tratamento da criança em hospital privado, conforme indicação médica.
*Informações GZH