Geral
Publicado hoje às 10:50
Brasil busca parceria com Índia para produzir remédios e vacinas
O país é uma potência famacêutica e tecnológica em saúde
Em visita à Índia, nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, o governo brasileiro manifestou a intenção de estabelecer cooperação com o país para a produção de medicamentos e vacinas. A Índia é uma potência farmacêutica e de tecnologia em saúde e devem ser firmados acordos no setor para atração de investimentos, acesso a novos medicamentos e pesquisas pelo Brasil.
Segundo Padilha, que integra a comitiva do presidente Lula, a proposta de parceria inclui instituições públicas e empresas dos dois países para a produção de medicamentos oncológicos e também remédios para combater doenças tropicais. O ministro também apresentou a intenção de ampliar as ações e trocas de experiências sobre o acesso gratuito da população aos serviços de saúde.
“Brasil e Índia têm sistemas públicos robustos, forte capacidade científica e papel estratégico no Sul Global. Nossa cooperação em saúde pode ampliar o acesso da população a medicamentos, fortalecer a produção local e impulsionar a inovação”, afirmou o ministro.
Inteligência artificial (IA)
Outra temática abordada entre os países foi a utilização de tecnologias digitais e IA para a organização dos sistemas públicos de saúde. Segundo Padilha, o intercâmbio em saúde digital pode colaborar com a modernização do SUS, ampliar o acesso e qualificar o cuidado à população.
Outra proposta foi a implementação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, reunindo evidências científicas, protocolos, estudos clínicos, registros históricos e boas práticas sobre práticas integrativas e complementares em saúde.
Agenda do presidente para os próximos dias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou com sua comitiva em Nova Délhi, capital da Índia, nesta quarta-feira, 18 de fevereiro. Entre as agendas do presidente, a mais notável é a sua participação na cúpula sobre o impacto da inteligência artificial no mundo. O evento dá sequência ao chamado “processo de Bletchley”, uma série de reuniões intergovernamentais sobre segurança, governança e colaboração global em IA.
Para sexta-feira, 20 de fevereiro, o governo brasileiro organiza um evento paralelo chamado “IA para o bem de todos”, que vai tratar das perspectivas brasileiras para o futuro da inteligência artificial. Já entre os dias 22 a 24 de fevereiro, o presidente vai viajar até a Coreia do Sul, onde se encontrará com o presidente sul coreano, Lee Jae Myung.
Ampliação de comércio com Índia e Coreia do Sul
O governo brasileiro espera ampliar o comércio com os dois países e, para isso, deve assinar o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que visa elevar o nível do relacionamento entre os países para uma parceria estratégica. As ações devem alavancar negócios em áreas como agricultura, desenvolvimento agrário, aviação, comércio, saúde, cooperação financeira, cosméticos, fármacos, ciência e tecnologia.
A Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, em 2025, com corrente de comércio de US$15,2 bilhões. Atualmente, o país é o 10º destino das exportações do Brasil. Entre os produtos mais exportados estão óleos brutos de petróleo, açúcares e melaços, gorduras e óleos vegetais, e minério de ferro.
Já a Coreia do Sul é o 13º lugar de destino das exportações brasileiras, com comércio bilateral chegando a US$10,8 bilhões, em 2025. Entre os principais itens vendidos estão óleos brutos de petróleo, minério de ferro, farelos de soja, álcool e café não torrado.
*Com informações da Agência Brasil