Esportes
Publicado em 03/07/2025 às 14:53
Brasileirão pode ser organizado por liga de clubes a partir de 2027
Unificação entre Libra e Liga Forte União avança e deve ser sacramentada após o Mundial de Clubes
O Campeonato Brasileiro pode passar por uma transformação histórica a partir de 2027. A Liga Forte União (LFU) e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra), que hoje reúnem clubes que comercializam seus direitos televisivos de forma coletiva, estão em processo avançado de unificação para assumir a organização das Séries A e B do Brasileirão.
Reuniões decisivas devem acontecer nos próximos dias, e um documento elaborado pelos departamentos jurídicos das duas ligas já foi finalizado. Embora ainda não seja um contrato oficial, o material formaliza as bases do acordo e deverá ser discutido após o fim do Mundial de Clubes. A expectativa é que, com eventuais ajustes, o texto possa ser assinado pelas partes envolvidas.
O acordo se apoia em dois pilares principais: a comercialização conjunta dos direitos de transmissão e a criação de um conjunto de normas e regulamentos que servirão de base para a organização das duas principais divisões do futebol brasileiro.
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, já havia declarado anteriormente apoio à ideia de uma liga que cuidasse das Séries A e B. A CBF deve seguir responsável pela Copa do Brasil, pelas Séries C e D, pelas competições de base, pelo futebol feminino e pela Seleção Brasileira.
Caso o movimento se concretize, o futebol brasileiro poderá, pela primeira vez, seguir um modelo de autogestão similar ao que já é adotado nas principais ligas do mundo, como a Premier League e La Liga, com os próprios clubes exercendo maior controle sobre a organização e os recursos da competição.