Segurança
Publicado em 14/11/2025 às 08:17
Brigada Militar Ambiental flagra transporte ilegal de madeira em Nonoai
Foram apreendidos 62 barrotes e 71 tábuas de pinheiro-brasileiro
A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), flagrou, nesta quinta-feira, 13 de novembro, o transporte ilegal de madeira, em Nonoai.
Após receber uma informação acerca de transporte irregular de madeira, a equipe do 3º BABM abordou um caminhão. Durante a vistoria na carga, foram identificados 62 barrotes e 71 tábuas, totalizando 3.28 metros cúbicos da madeira nativa de Araucária angustifolia (Pinheiro-brasileiro).
A madeira não possuía procedência, tampouco nota fiscal e DOF - Documento de Origem Florestal.
A derrubada e beneficiamento da araucária são proibidos no Brasil pois a espécie está ameaçada de extinção e seu corte ilegal é considerado crime ambiental. A Lei de Crimes Ambientais protege plantas nativas e o Código Florestal estabelece regras estritas para o manejo de vegetação, incluindo a proibição do corte de espécies protegidas em Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Diante do crime ambiental, a madeira foi apreendida, sendo confeccionado um Boletim de Ocorrência Policial. O proprietário da carga e o responsável pelo beneficiamento da madeira responderão pelo crime ambiental.
*Informações BABM